Fim da prisão em 2ª instância beneficia Lula, Dirceu, Vaccari, Delúbio e mais 11

08 de Novembro 2019 - 03h49
Créditos:

Além do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pelo menos outros catorze nomes condenados pela Lava Jato também devem ser beneficiados pela mudança de entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF). Ontem, a corte decidiu reverter a decisão que impôs a prisão em segunda instância, e agora só serão presos aqueles que forem condenados após o processo transitar em julgado. 

Entre os prováveis beneficiados junto com Lula, estão o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e seu irmão, Luiz Eduardo de Oliveira e Silva. Ainda, há outros nomes apenados pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), entre empreiteiros, operados de propinas e ex-funcionários da Petrobras. Há ainda aqueles que estão em regime semiaberto e poderão tirar a tornozeleira, como os ex-tesoureiros do PT João Vaccari Neto e Delúbio Soares, ou deixar de dormir na cadeia, como o empresário Natalino Bertin.

Condenados por assassinatos notórios, como Alexandre Nardoni, Anna Carolina Jatobá e Elize Matsunaga, não seriam alcançados, porque são alvos também de prisões preventivas. A mesma situação ocorre com o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral e o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha, ambos do MDB — eles não seriam soltos.

Confira abaixo a lista de beneficiados apenas entre os condenados da Lava Jato.

Fonte: Veja