Fórum de Turismo do RN e Femptur destacam sucesso da edição

01 de Abril 2019 - 18h16
Créditos:

A capital potiguar foi sede do maior evento de turismo do Rio Grande do Norte no último final de semana (29 e 30 de março), no Centro de Convenções de Natal. O 10º Fórum de Turismo do RN e a 5ª Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN (Femptur) receberam uma média de 3 mil visitantes por dia, correspondendo as expectativas da organização, além de ter aumentado o número de expositores na edição.

A circulação é reflexo do crescimento da atividade turística do estado e a aposta dos municípios nesse setor, considerada uma das que mais gera emprego rapidamente. Fato comprovado em pesquisa - realizada por alunos do curso Técnico em Evento, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) - de satisfação feita com os expositores, ao qual aponta que 93,8% classificou o evento como ótimo e bom. Desses, 81,3% tinham participado em anos anteriores e 18,8% estiveram com stands pela primeira vez, o que mostra fidelidade e aumento de interesse de novos investidores.

Quanto ao público, 95% avaliaram a Femptur como ótimo e bom. Sendo 48,1% de pessoas que já conheciam a feira e 51,9% estiveram pela primeira vez. “Ficamos bastante satisfeitos com a renovação do público neste ano. O norte-riograndense está dando mais atenção ao turismo local, captando a ideia de fomentar a cultura das viagens internas e o propósito central de divulgar os atrativos turísticos e culturais dos nossos municípios”, aponta Gustavo Porpino, organizador do evento.

Já no Fórum, temas importantes permearam os debates entre especialistas do setor. No painel de abertura, o presidente da Associação Brasileira de Empresas Aéreas (ABEAR), Eduardo Sanovicz, deu início a palestra sobre ‘Os gargalos da aviação comercial brasileira’, reconhecendo que no RN há, de fato, um problema e que objetiva melhorar a competitividade e ter tarifas mais viáveis. Enfatizou, também, a necessidade de dialogar com setores públicos e privados para começar a surgir soluções.

“Fomos muito felizes nas escolhas dos temas”, comenta satisfeito, o também organizador do evento, Antônio Roberto Rocha, e explica “Planejamos há alguns meses e não sabíamos que seria realizado em um período de maior crise da aviação comercial do RN. Trouxemos, justamente, o presidente da ABEAR. Um debate oportuno”, assinala. “Tivemos também a participação de Bruno Reis, gerente de Desenvolvimento do RIOgaleão, que mostrou como a concessionária  de um aeroporto pode ajudar na promoção de um destino turístico”. Antônio Rocha pontuou ainda a palestra do presidente da Unedestinos e do São Paulo Convention Bureau, Toni Sando, com dicas valiosas e motivadoras sobre licitações e gerenciamento de Centros de Convenções.

O evento correspondeu as expectativas de público e já se prepara para mais uma edição. Envolveu profissionais renomados, autoridades políticas do RN, empresários, estudantes e visitantes no geral para melhor debater e encontrar rotas para incrementar e desenvolver o turismo potiguar.

 

10º Fórum de Turismo do RN e 5ª Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN contaram com apoio da Prefeitura do Natal; Governo do Estado do Rio Grande do Norte, com recursos do Banco Mundial, através do Programa Governo Cidadão; SEBRAE-RN; Fecomércio-RN; Banco do Nordeste, DataShow; SERHS Natal Grand Hotel e InterTV.