Gabriel Calzavara é reeleito presidente do Sindipesca-RN e destaca projetos e ações para fortalecimento do setor

16 de Agosto 2022 - 13h55
Créditos:

O empresário industrial Gabriel Calzavara de Araújo foi reeleito, nesta terça-feira, dia 16 de agosto, por unanimidade, presidente do Sindicato da Indústria de Pesca do Estado do Rio Grande do Norte (Sindipesca-RN), para o período de mais quatro anos, em eleição realizada na Casa da Indústria. A nova diretoria terá como vice-presidente, o empresário Arimar França Filho.

De acordo com Calzavara, essa gestão vem dar continuidade ao trabalho realizado em seu primeiro mandado, bem como àquele realizado por seu antecessor Jorge Bastos.

É um trabalho de integração junto com a Federação das Indústrias e o sindicato, para podermos ter acesso aos instrumentos que nós temos, aqui, no Sistema, de apoio à indústria. A nacionalização do sindicato, no sentido de que grande parte de nossa demanda está lá em Brasília. E com esse fortalecimento junto à FIERN nós tivemos condições de ampliar essas ações. Algo que já vinha desde a gestão do presidente Jorge Bastos, e nós demos continuidade, e expandimos agora essa atuação”, explica.

Reeleito para um novo mandato, Calzavara afirma que a gestão tem projetos importantes em andamento como o Complexo Industrial Pesqueiro, que busca unir ainda mais as indústrias de pesca, como também fortalecer o trabalho que vem sendo feito “na FIERN, através da presidência do industrial Amaro Sales, que traz para dentro da Federação as indústrias e seus sindicatos”.

“Principalmente os pequenos e médios (sindicatos), que não se sentiam bem integrados e, hoje, a gente faz parte de uma maneira muito intensa de todo cluster de desenvolvimento proposto pela FIERN. Tem sido muito bom”, reitera.

O presidente do Sindipesca destaca ainda que a ideia de dar continuidade ao fortalecimento do trabalho realizado, ao associativismo e buscar lideranças novas.  “Nós já estamos trabalhando e vamos ter agora, dentro do sindicato, uma diretoria jovem, com líderes jovens, que possam integrar e possam vir fazer esse trabalho de continuidade e de renovação. Com cabeças mais arejadas, mais novas. E fazer essa oxigenação nas mudanças dessas lideranças, que é muito importante. Estamos com um posicionamento também, de discutir dentro do Sindicato, essas renovações de mandatos, para que possamos ter uma sequência, e com gente jovem participando”, enfatiza.

Ele acrescenta também que o Sindipesca pretende fortalecer o projeto da FIERN. “Queremos cada vez mais integrar e fortalecer esse projeto que vem com Amaro, fazendo com que a indústria possa se desenvolver, se internacionalizar, se estruturar melhor. Esse é o grande papel dessa gestão que iremos assumir”, disse.

Complexo Industrial Pesqueiro e de Transporte Marítimo

O Complexo Industrial Pesqueiro e de Transporte Marítimo de Navios de Pequeno e Médio porte na relação com a África é um projeto do Sindipesca, sob a coordenação de Gabriel Calzavara. Ele explica que se trata de uma indústria de processamento em terra com apoio à frota pesqueira.

“Nós temos hoje essa frota com estaleiro, com armação de embarcações, com novas tecnologias de monitoramento dos barcos no mar, indicando as áreas de pesca, inclui um trabalho de apoio à saúde dos pescadores no mar. Ou seja, nós estamos fazendo convênios com os hospitais para que a gente possa qualificar tripulantes a bordo que possam fazer os primeiros atendimentos, prestar primeiros socorros e orientar ir para o médico em terra”, detalha.

Calzavara explica também que é um projeto que já está em vigor. “Nós já estamos fazendo isso, só que agora, nós estamos estruturando tudo isso em torno de uma cooperativa, que é o braço econômico do sindicato”.

O presidente reeleito diz que o sindicato é o braço político, e a cooperativa, que se chama Coopesbra, é o braço econômico e tecnológico do setor pesqueiro e de transporte marítimo de pequeno porte que envolve toda frota pesqueira do Nordeste.

“Nós buscamos essa parceria com países africanos, que já estão solicitando aqui do Rio Grande do Norte, que a gente vá pescar nas áreas deles, pescar os atuns lá com eles, levando tecnologia, levando a nossa frota e aumentando a integração entre o Nordeste do Brasil e os países da África’, conclui.

A eleição foi acompanhada pelos diretores da FIERN, Roberto Serquiz e Heyder Dantas, e também pelo ex-presidente do Sindipesca Jorge Bastos.