Goleiro ex-América decide parar de jogar aos 26 anos após sequelas de cirurgia

10 de Novembro 2021 - 13h26
Créditos:

Atletas de alto rendimento convivem constantemente com dores. Para Vitor Paiva, ex-goleiro do América de Natal, não foi diferente. A situação que ele passou o fez tomar uma decisão drástica: encerrar a carreira no futebol com 26 anos. Vitor era peça do River-PI para esta retomada do clube ao futebol para a disputa das Eliminatórias da Copa do Nordeste, além de ter nos planos a disputa do Campeonato Piauiense de 2022.

Apesar disso, a convivência com as fortes dores no joelho, mesmo após cirurgia, a saudade da família e algumas desilusões no futebol levaram o atleta a colocar um ponto final em sua trajetória profissional e virar uma página em sua vida.

– O motivo principal da minha parada? É complexo. Não é apenas um motivo, às vezes, se eu tomar uma decisão por causa de uma variável, eu posso me arrepender muito. Porém, no caso, tem várias questões que me levaram com o tempo e considerando essa possibilidade e que hoje se tornou minha decisão de parar. Tive uma lesão no joelho há dois anos. Apesar da cirurgia ter sido feita com sucesso, com profissionais capacitados, ela me deixou sequelas. Eu sinto dores no joelho. Posso dizer assim, compensando quando estou treinando em um esporte de alto rendimento – afirmou Vitor Paiva.

Há dois anos, Vitor Paiva foi submetido a uma cirurgia após romper o ligamento cruzado anterior do joelho. Mesmo com o procedimento e a recuperação mínima de seis meses recomenda pelos médicos, o retorno não foi como o esperado. Vitor não escondeu que isso o atrapalhou e que as dificuldades e dores constantes no joelho fizeram o atleta cessar sua trajetória.

– Às vezes, na dor de um joelho acaba compensando no outro. Acaba tendo um desequilíbrio. Se um joelho está doendo, você acaba jogando para a outra perna. E o meu outro joelho, que é o bom, começou a doer também. São várias variáveis que influenciaram muito na minha tomada de decisão. Coisas que fazem parte desta carreira que eu escolhi até então. Que era ficar longe de familiares, dos amigos, questão de planejamento de vida. Condições às vezes que o futebol nos dá que não é realidade naquilo que é colocado nas mídias, né? – disse o atleta.

Sobre o mundo do futebol, Vitor também revelou algumas situações que o deixaram triste e que também foram influências diretas na sua tomada de decisão.

– No futebol da Série D, C, e aqui dentro do estado, às vezes as condições são precárias. Talvez ali a gente pode tirar alguns times como River-PI, Fluminense-PI, Altos, Altos teve problema de pagamento. Não sei como está lá agora. Você tira uns quatro ou cinco clubes do Piauí que têm uma condição boa. O restante, às vezes, deixa a desejar em alguns sentidos. Isso também é algo que me influencia bastante no futebol. Mas com certeza as lesões não pode dizer que me prejudicaram porque estamos sujeitos, o atleta profissional. Mas me ajudaram bastante a tomar essa decisão – comentou o ex-goleiro.

Goiano, Vitor Ferreira de Paiva começou sua carreira em 2013 na base do Joinville. Depois disso, o atleta passou para o time profissional e iniciou sua jornada no futebol. Passou pelo Anápolis, Prudentópolis e, em 2018, chegou ao River-PI. No Galo, o atleta conseguiu mais destaque e conquistou o vice-campeonato estadual pelo clube.

Depois disso, o ex-jogador conseguiu passagens pelo Moto Club, Lajeadense, América-RN e URT. O ex-goleiro retornou ao River-PI em 2021 para a pré-Copa do Nordeste – disputou apenas dois jogos, a vitória por 5 a 0 sobre o Lagarto e a derrota por 2 a 1 para o CRB. No retorno do grupo ao Piauí, Vitor Paiva anunciou a decisão da saída do River-PI e o fim de sua carreira.

Fonte: ge