Governo ainda vislumbra abertura de capital da Caern, diz secretário de Fátima

12 de Agosto 2019 - 14h50
Créditos:

O secretário de Planejamento e Finanças do RN (Seplan) Aldemir Freire disse nesta segunda-feira que o Governo do Estado ainda tem interesse em abrir o capital da Companhia de Águas e Esgotos do RN (CAERN) para investimentos privados. Em outras palavras, seria uma privatização, mas sem o Estado perder totalmente o controle sobre a empresa.

“A governadora já disse, Roberto, o próprio presidente da Caern, já disse, a gente tem interesse em abertura do capital da Caern ou em fazer parceria público privada”, disse Aldemir Freire em entrevista nesta segunda-feira (12) ao Hora Extra da Notícia (91.9 FM).

Segundo Aldemir, o Estado precisa de recursos da ordem de quase R$ 3 bilhões para a universalização do saneamento básico da Região Metropolitana de Natal e o Governo não tem recursos para bancar esse serviço, razão pela qual defende a abertura de capital da Caern ou a realização de parceria público privada.

“Nós não vamos privatizar a Caern transferindo seu controle para o capital privado, mas abrir o capital. Não é só o RN, mas a maioria dos governadores do Nordeste caminha nesse sentido também”, disse o secretário da Seplan.

Aldemir Freire negou ainda que o estado vá abrir o capital de empresas estatais para pagar salários atrasados do funcionalismo. “Nós não vamos torrar capital do Estado pra fazer isso [pagar folhas em atraso], nós vamos abrir o capital da Caern para permitir, entre outras coisas, investimentos”.