Governo Federal anuncia resultado de ensaio com nitazoxanida contra covid-19

19 de Outubro 2020 - 16h40
Créditos:

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) concluiu o estudo clínico com o uso do medicamento nitazoxanida em pacientes na fase precoce da covid-19. Nesta segunda-feira (19), o ministro Marcos Pontes e pesquisadores apresentaram os resultados da pesquisa no Palácio do Planalto.

O MCTI iniciou as pesquisas com a nitazoxanida que se basearam em um estudo do Laboratório Nacional de Biociências do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização social vinculada ao ministério, que com o uso de inteligência artificial e biologia computacional, iniciou estudos com o reposicionamento de fármacos. Mil voluntários foram testados pela iniciativa, que foi implementada na Atenção Primária.

Nitazoxanida é um vermífugo já conhecido no Brasil, muito usado no tratamento de rotavírus. Segundo o ministro Marcos Pontes, nos testes por inteligência artificial, o medicamento apresentou 94% de eficácia contra o coronavírus.

“Foi um trabalho incansável de cientistas, que testaram mais de 2 mil medicamentos desde fevereiro”, disse o ministro. “Com a redução da carga viral, isso significa que reduz o contágio e diminui a possibilidade de aumentar os sintomas, ir ao hospital e acabar falecendo. […] Agora a gente pode ajudar a reduzir o problema”, explicou. “Estamos anunciando algo que pode mudar a história desta pandemia”, completou.

Assista à cerimônia de anúncio do resultado da pesquisa:

Fontes: Agência Brasil e Jornal de Brasília