
O Governo do Estado publicou nesta terça-feira (27) um novo decreto em que revoga a maior parte das restrições que foram impostas a várias atividades econômicas e coletivas no início da pandemia. O novo decreto torna sem efeito 18 artigos do decreto anterior e autoriza atividades como cultos e missas em igrejas, espaços religiosos, lojas maçônicas e estabelecimentos similares.
O novo ato do governo também libera o atendimento ao público em bancos, atividades escolares e outras atividades coletivas como eventos de massas, atividades esportivas, feiras e exposições.
Com as revogações, o governo autorizou também o funcionamento de atividades que na prática já estavam ocorrendo em face da reabertura gradual da economia, como por exemplo o uso de ar-condicionado e ventiladores em estabelecimentos, funcionamento de shoppings, restaurantes, lanchonetes, padarias e praças de alimentação.
O novo decreto libera ainda boates, casas de eventos e de recepções, além de centros de artesanato, museus, bibliotecas, teatros, cinemas e demais equipamentos culturais.
Foram liberadas ainda áreas de praias, lagos e rios e, no transporte público, o Estado revogou a proibição de ventilação artificial e a limitação de passageiros ao número de cadeiras existentes em cada veículo, o que nunca chegou a ser obedecido de fato durante a pandemia.