Governo quer R$ 600 milhões com antecipação de royalties e venda da conta única

01 de Março 2019 - 04h22
Créditos:

O Subsecretário de Administração do Estado, José Ediran Magalhães, expôs quanto o Governo do Rio Grande do Norte espera apurar com a antecipação dos royalties, já aprovada pela Assembleia Legislativa, e a venda da conta única do pagamento do funcionalismo estadual. A estimativa é que R$ 600 milhões entrem no caixa do Executivo com a estratégia. O dinheiro seria todo destinado ao pagamento de salários atrasados.

Os números foram divulgados pelo subsecretário durante audiência pública realizada na Assembleia, por proposição do deputado Sandro Pimentel (Psol), na última quarta-feira (27). “O governo não tem caixa para quitar essa dívida sem o aporte de recursos extras. Não temos como fazer uma previsão, pois o governo depende da antecipação de receita. O governo está negociando a antecipação dos royalties do petróleo, com uma perspectiva de arrecadar 350 milhões e da venda da folha de pagamento, que deve gerar uma receita 250 milhões. Essa estratégia vai funcionar e o governo vai quitar essa dívida”, explicou José Ediran.

Os servidores estaduais estão com quatro folhas de salários em atraso. O governo não pagou o 13º salário de 2017, parte do Salário de novembro de 2018, o 13º salário de 2018 e Salário de dezembro de 2018. De acordo com apresentação de José Ediran, a dívida acumulada chega a mais de 857 milhões.