O Sistema FIERN, por meio do IEL-RN, acaba de lançar o primeiro edital de incentivo às startups em conjunto com o desenvolvimento tecnológico das indústrias. O “Programa Soluções 4.0 – Negócios Inovadores”, tem como objetivo criar uma ponte entre startups que tenham ideias que otimizem o trabalho e a rentabilidade de empresas do ramo industrial, criando o ambiente para que essas últimas possam atuar como “investidores anjo”.

 

O presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales, recebeu das mãos do diretor de Inovação e diretor regional do IEL-RN, Djalma Barbosa Cunha Jr o primeiro edital na área lançado pelo Sistema Indústria. “Este edital é único e pioneiro. As empresas que inovam precisam de novos projetos, e as startups precisam dessa aposta em seu potencial”, destacou Amaro Sales.

 

Este é o primeiro edital lançado pelo IEL-RN e visa captar empresas investidoras com potencial para investir em empreendimentos e startups que disponham ou construam negócios, envolvendo demandas e interesses comuns, resultando no desenvolvimento de soluções inovadoras sustentáveis, escaláveis, de inovação, gestão, de base tecnológica, digital ou social.

 

Para o diretor de Inovação, Djalma Jr., esta é uma oportunidade de aproximar empresas startups e investidoras. “Este é o momento em que as startups podem ser alavancadas e a solução apresentada ser a definitiva. Precisamos escalar estes projetos. Este é o momento”, enfatizou durante a apresentação do edital.

 

De acordo com a coordenadora do NAGI, Susie Macedo, o Programa Soluções 4.0 oportuniza a conversão de ideias e definições estratégicas, de modo a viabilizar soluções, transformando-as em resultados reais para ambos, proporcionando experiências inovadoras e rentáveis para o mercado. “Com o fornecimento de conteúdos qualificados, do estímulo de ações e conexão que gerem negócios entre Empresas Aceleradoras e Startups, dispondo essencialmente de apoio e colaboração do NAGI / FIERN. Os públicos alvos são Empresas Investidoras e Startups”, informa o material do lançamento do Programa.

O cronograma do programa inclui 3 fases, confira:

 

Fase I Inscrição das Startups

Edital aberto a partir de 19 de julho de 2021, a inscrição e Startups interessadas no referido Edital, que atendam ao escopo definido nesta chamada, via formulário de Adesão.

Características das soluções a serem apresentadas pelas Startups: Solução: MVP (modelo de negócio) – produto / serviço; Produção de conhecimentos aplicáveis à solução desenvolvida; Solução com aplicação em: melhoria de gestão, produto, processo ou serviço inovador com perspectivas de mercado (em escala piloto ou de protótipo); e A solução desenvolvida deve demonstrar potencial mercadológico.

Movimento de Empresas Júnior – MEJ – Empresa Júnior: associação civil sem fins lucrativos e com fins educacionais formada exclusivamente por alunos do ensino superior ou técnico, que apresentarem as características das soluções detalhadas neste edital para as startups, também poderão submeter sua inscrição.

 

Fase II Inscrição das Empresas Investidoras

Edital aberto a partir de 16 de agosto de 2021, a inscrição de empresas aceleradoras interessadas no referido Edital, que atendam ao escopo definido nesta chamada, via formulário.

As empresas investidoras e as startups poderão se inscrever através do Portal do IEL RN suas demandas e ou interesses em soluções, bem como, indicar gargalos de gestão, tecnológicos e áreas de interesse, dos quais pretendem acelerar as startups neste edital.

As informações contidas no formulário, além da inscrição, servirão de base para a caracterização de possíveis soluções a serem ofertadas e/ou desenvolvidas pelas Startups.

 

Fase III: Apresentação para as Empresas Investidoras das soluções inscritas

As Empresas Investidoras, receberão do IEL RN, as análises das inscrições das startups, apresentando seu portfólio de soluções, de modo presencial e/ou virtual e indicarão seu interesse em aportar investimentos financeiros, preenchendo o formulário, para tantas forem as soluções de seu interesse.

 

Link do Edital, informações e inscrições: https://www.rn.iel.org.br/negocios-inovadores