IMD é palco de lançamento de programa do Ministério da Ciência e Tecnologia

31 de Março 2019 - 04h10
Créditos:

Debates, exposições e prospecção de empreendedorismo inovador marcaram o lançamento nacional da 3ª fase do programa TechD – do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) – que aconteceu nesta sexta-feira (29) no auditório do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN).

Dirigido a startups e pesquisadores, o evento teve o intuito de incentivar os novos empresários e pesquisadores de tecnologia a se inscreverem na chamada pública do TechD, que é voltada para financiar projetos de desenvolvimento tecnológico na área de TI.

Segundo Ruben Delgado, presidente da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX), executora do TechD, a escolha por Natal como sede do lançamento da 3ª fase se deu pelo reconhecimento do trabalho de inovação desenvolvido na região.

“A tecnologia está em todos os lugares. Aqui em Natal, vejo projetos que pensam a economia digital da região e isso me deixou muito orgulhoso”, disse o presidente.

A abertura do evento contou com a participação da reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz, e do vice-diretor do IMD, Adrião Duarte. Na ocasião, o professor aproveitou para relatar a importância do evento para o desenvolvimento tecnológico local.

“O lançamento do TechD é de suma importância para nós, especialmente devido à nossa missão de desenvolver e implantar um polo de Tecnologia da Informação (TI) em nossa cidade”, apontou Adrião Duarte.

Também participou da abertura do evento, representando o MCTIC, o secretário de desenvolvimento tecnológico e de inovação do Ministério, Leonardo Zago.

Chamada pública

Para explicar o funcionamento do TechD e encorajar as empresas e pesquisadores de tecnologia a participarem do programa, o evento contou com uma apresentação de Luciana Tsukada, head de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Na ocasião, ela explicou sobre como as startups e grupos de pesquisa poderão se inscrever no edital da 3ª fase do programa, que vai selecionar as melhores tecnologias voltadas ao mercado para receberem financiamento público e privado.

“A ideia é fazer com que vocês, pesquisadores e desenvolvedores de tecnologia, façam projetos que solucionem demandas elencadas pelas ‘empresas âncoras’, corporações de grande porte do mercado nacional”, explicou Tsukada.

Cada projeto deverá se enquadrar em uma das 115 linhas de pesquisa definidas pelo edital. As inscrições para a 3ª fase do TechD começam na próxima quarta-feira (03) no site do programa http://techd.softex.br.

Debates

Para promover trocas de experiências entre os participantes, o evento contou com uma série de palestras e workshops sobre diferentes assuntos relacionados a empreendedorismo tecnológico. A primeira delas teve como tema “Vamos falar de Inovação”, dirigida pela coordenadora de empreendedorismo da Softex, Rayanny Nunes.

Na ocasião, a coordenadora aproveitou para discutir aspectos sobre “inovação aberta” e apontou para a necessidade de as empresas do mercado investirem nesse tipo de ação. “Apostar em talentos fora da sua empresa pode contribuir para que sua instituição se torne muito mais competitiva no mercado”, argumentou Rayanny Nunes.

O encontro também contou com um momento de debates e conversas com profissionais que atuam no empreendedorismo tecnológico local. Na ocasião, os participantes puderam tirar dúvidas e trocar ideias sobre suas considerações e atuações no mercado tecnológico. Também tomou parte do debate o diretor do Parque Tecnológico Metrópole Digital, Anderson Paiva Cruz.