Importância da análise de vibração para a indústria é tema de palestra no IST Mossoró

26 de Maio 2022 - 13h50
Créditos:

A importância da análise de vibração na manutenção preventiva de indústrias foi tema da palestra ministrada pelo técnico de mecânica Gleilson de Medeiros Lima, como parte da programação da Semana da Indústria. A apresentação aconteceu na manhã desta quinta-feira (26), no Instituto SENAI de Tecnologia (IST) de Mossoró.

A manutenção preventiva é realizada como forma de evitar a danificação de equipamentos e máquinas. Esse processo é importante pois avalia a qualidade e riscos de danos nos componentes industriais, possibilitando a antecipação de reparos e garantindo segurança às estruturas.

A análise de vibração é um método de manutenção utilizado para detectar falhas antes que elas aconteçam por meio do espectro de vibração do componente analisado. “Dessa forma, a máquina fica mais confiável e livre de paradas inesperadas”, destaca Gleilson.

O palestrante destacou que a análise de vibração é importante para evitar perdas e reduzir os custos com reparos. “Com a análise de vibração, elimina-se o desperdício de peças, aumenta a eficiência nos reparos e elimina problemas, aumentando a disponibilidade das máquinas e, consequentemente, aumentando a produção e a rentabilidade da empresa”, afirma Gleilson.

Após a palestra, os participantes puderam conhecer o laboratório de Cerâmica e Construção Civil do IST, onde foram apresentados os equipamentos utilizados na inspeção de vibrações.