Incêndio florestal causa pânico em subúrbio de Los Angeles

08 de Janeiro 2025 - 11h19
Créditos: Reprodução/X/CAgovernor


Cerca de 30 mil pessoas estão sob ordem de evacuação em meio a um incêndio florestal que começou a arrasar um subúrbio de Los Angeles, enquanto uma tempestade de vento "potencialmente mortal" ameaça a região da Califórnia, nos Estados Unidos, informaram as autoridades nesta terça-feira (7).

O incêndio, declarado na manhã de terça, já destruiu mais de 500 hectares de Pacific Palisades, uma luxuosa comunidade aos pés das montanhas de Santa Mónica, na costa oeste dos Estados Unidos.

"O incêndio se alimenta de uma combinação de fortes ventos e pela topografia, que desafia o nosso pessoal de forma extrema", disse Kristin Crowley, chefe do departamento dos bombeiros de Los Angeles.

Mais de 10.000 casas estão sob ameaça, acrescentou, enquanto as imagens difundidas pela mídia local mostram lares e vegetação ardendo em chamas.

Mais de 250 efetivos dos bombeiros combatem o incêndio por ar e terra.

Uma via importante que liga o subúrbio a Los Angeles foi fechada, e várias ruas de Pacific Palisades ficaram bloqueadas depois que os moradores abandonaram seus carros enquanto escapavam das chamas.

As autoridades usaram uma escavadeira para remover os veículos e dar passagem aos bombeiros.

"O Serviço Nacional de Meteorologia previu que os ventos vão piorar. Os ventos alcançarão o pior momento entre 10h da noite e 5h da manhã", disse Anthony Marrone, do departamento dos bombeiros de Los Angeles.

Apesar da gravidade das chamas, não há registro de feridos, informou o chefe da polícia Jim McDonald.

O incêndio começou em um ambiente de baixa umidade e logo quando os chamados ventos de Santa Ana, característicos nesta temporada do ano na Califórnia, avançam com força em Los Angeles.

A região "experimenta uma condição climática extrema, com um alerta vermelho no momento do incêndio", disse Kristin Crowley.

Especialistas sustentam que esta pode ser a pior tempestade de vento em uma década, e as autoridades advertiram que o pior está por vir na noite desta terça, quando é esperado um aumento de força nos ventos.

Dezenas de pessoas deixando a localidade a pé, com alguns poucos pertences e animais de estimação, foram registradas pelas câmeras de meios de comunicação locais.

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, chegou a Pacific Palisades para um giro de reconhecimento, e informou que o governo federal enviará recursos para reforçar os trabalhos contra as chamas.

"Vi em primeira mão o impacto destes ventos turbulentos e das brasas, bem como o número de estruturas destruídas", disse Newsom em entrevista coletiva.

"Não são poucas, muitas estruturas foram destruídas", acrescentou.

A prefeita de Los Angeles, Karen Bass, se juntou ao coro nas redes sociais para pedir aos moradores que obedeçam às instruções de evacuação.

O presidente Joe Biden estava na Califórnia para anunciar a criação de dois novos monumentos nacionais, mas o evento foi cancelado devido ao vento, assim como a estreia em Los Angeles do filme "Imparável", protagonizado por Jennifer Lopez.

Com informações de UOL

Clique aqui e
receba nossas notícias gratuitamente!