Insumos de qualidade e fermentação longa do pão podem prevenir doenças

09 de Abril 2019 - 15h12
Créditos:

Transparência no processo, paciência e conhecimento aplicado são importantes ingredientes na construção de um alimento milenar: opão. Em Natal, a padaria Casa Nacre é pioneira no conceito do #paohonesto que consiste na produção do pão autêntico com farinhas de qualidade e procedência atestada, tempo de fermentação longa e muito respeito aos produtos e também aos consumidores que recebem um produto com selo de qualidade de saúde. Isso acontece de duas formas: os insumos utilizados não possuem nenhum tipo de melhorador ou conversante, preservando assim o surgimento de doenças por ingestão de alimentos modificados artificialmente.

Outro ponto a favor do #paohonesto é o seu baixo índice glicêmico, fruto do longo período de fermentação, mínimo de 24 horas, pelo qual passa. Esse tempo é necessário para que os microorganismos que habitam a massa madre de cultivo próprio degradem as proteínas tóxicas contidas no trigo e, também melhoram a disponibilidade dos nutrientes. O resultado se vê na própria estrutura do pão que apresenta aromas, texturas, aparência e sabor diferenciados.

O conceito do #paohonesto foi desenvolvido pelo mestre padeiro da Casa Nacre e padeiro da 7ª geração, Javier Vara, que tem como filosofia a preocupação com todos os aspectos da produção dos pães, desde o plantio até a entrega ao cliente. “Nos orgulhamos de poder oferecer aos nossos clientes um produto natural de alta qualidade, livre 100% de conservantes, antifúngicos ou melhoradores. O Brasil não tem uma política precisa de rotulação das farinhas de trigo e, por conta disso, diversos produtos tóxicos são utilizados para melhorá-la artificialmente, inclusive há na composição de muitas a presença de peróxido de benzoíla, item encontrado em remédios que são utilizados para o tratamento de acne. Como algo que contém uma substância dessas pode resultar em um produto benéfico à população?”, indagou o mestre padeiro.

A Casa Nacre fica localizada na Avenida Hermes da Fonseca, 1214. Tirol.