Intercept divulga primeiro áudio de Deltan para procuradores da Lava Jato; ouça

09 de julho 2019 - 14h59
Créditos:

O site The Intercept Brasil publicou, pela primeira vez, um áudio da conversa entre os membros da Operação Lava Jato. No áudio, Deltan Dallagnol fala a respeito da entrevista que o ex-presidente Lula tentava dar à Folha de São Paulo na época da campanha presidencial. Em um dos vazamentos, o The Intercept já havia revelado que os procuradores da Lava Jato haviam operando secretamente para evitar que Lula desse a entrevista por receio de que pudesse ajudar a “eleger o Haddad”.

 Na manhã do dia 28 de setembro de 2018, a imprensa noticiou que o ministro do STF Ricardo Lewandowski autorizara Lula a conceder uma entrevista ao jornal Folha de S.Paulo.

Em um grupo no Telegram, os procuradores imediatamente se movimentaram, debatendo estratégias para evitar que Lula pudesse falar.

Os procuradores passaram a discutir sobre a possibilidade de impedir a entrevista ou formas de diluir a entrevista entre vários veículos.

“Plano a: tentar recurso no próprio stf, possibilidade Zero. Plano b: abrir para todos fazerem a entrevista no mesmo dia. Vai ser uma zona mas diminui a chance da entrevista ser direcionada", afirmou o procurador Januário Paludo no grupo.

Eram 10h11 da manhã. A angústia do grupo só foi dissolvida mais de doze horas depois, quando Dallagnol enviou as seguintes mensagens, seguidas de um áudio.

A mensagem foi enviada após um dia de intensa troca de mensagens dos procuradores sobre o episódio. Após a liberação de Lewandowski, a procuradora Laura Tessler disse que era "revoltante". 

"Lá vai o cara fazer palanque na cadeia. Um verdadeiro circo. E depois de Mônica Bergamo, pela isonomia, devem vir tantos outros jornalistas... e a gente aqui fica só fazendo papel de palhaço com um Supremo desse...".