IPHAN descumpre prazo e decidirá sobre tombamento do Reis Magos próxima semana

30 de Agosto 2019 - 14h10
Créditos:

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) deverá divulgar na próxima semana o resultado do processo de tombamento do Hotel Reis Magos, localizado na Praia do Meio, na orla urbana de Natal. O órgão federal havia previsto a conclusão da análise até o final de agosto, mas o prazo será descumprido.

O portal GRANDE PONTO entrou em contato nesta sexta-feira (30) com o IPHAN, em Brasília, e foi informado acerca do atraso na conclusão da análise. De acordo com a assessoria de imprensa, o processo de tombamento do Hotel Reis Magos ainda se encontra no Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Depam/Iphan).

“A previsão é que a decisão da autarquia sobre o caso seja divulgada ao longo da próxima semana”, escreveu o instituto por meio de nota.

REIS MAGOS

O antigo Hotel Reis Magos está no centro de uma briga judicial que envolve o grupo Hotéis Pernambuco S/A, proprietário do prédio, e a Procuradoria Geral do Estado (PGE). A empresa proprietária quer demolir a estrutura e construir um novo empreendimento, o que é rechaçado pela procuradora do Patrimônio e Defesa Ambiental do Rio Grande do Norte, Marjorie Madruga, que defende o tombamento parcial da estrutura com o objetivo conciliar a preservação do patrimônio cultural.

LEIA MAIS:

Procuradora: 'Hotel Reis Magos não é ruína e representa arquitetura modernista'

Conselho Municipal de Cultura aprova demolição do Hotel Reis Magos

Conselho de Turismo de Natal também aprova demolição do Hotel Reis Magos

Deputado quer revisão do Plano Diretor de Natal e demolição do Hotel Reis Magos

Pressão: 8 entidades divulgam nota de apoio à demolição do Hotel Reis Magos

Procuradora diz que Hotel Reis Magos está “intacto”, “pleno” e não é ruína