Iphan nega pedido de tombamento do Hotel Reis Magos

03 de Setembro 2019 - 14h02
Créditos:

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) negou o pedido de tombamento do Hotel Reis Magos, localizado na Praia do Meio, na orla urbana de Natal. A decisão foi publicada pelo Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização (Depam/Iphan) nesta terça-feira (3), segundo informações do portal G1 RN.

A autarquia afirma que o antigo hotel não apresenta “elementos significativos” com valor patrimonial em âmbito federal, embora seja um “elemento importante” para a compreensão da evolução urbana da capital potiguar.

Segundo disse ao G1RN o diretor do Depam, Andrey Schlee, a “regra geral” para essa avaliação por parte do Iphan é analisar se características históricas, etnográficas, de belas artes, paisagísticas ou arqueológicas atribuídas ao bem a ser tombado dizem respeito à nação brasileira, à identificação cultural brasileira. Enquanto órgão da União, o Instituto só poderia reconhecer o tombamento nessas condições.

O Iphan já havia indeferido, em março de 2017, o tombamento do Hotel Reis Magos. A análise, no entanto, foi reaberta após um pedido de apreciação de novos documentos enviados pelo presidente do Instituto dos Amigos do Patrimônio Histórico e Artístico Cultural e da Cidadania (IAPHACC) do Rio Grande do Norte.