Justiça do Trabalho é essencial e deve ser mantida, defende candidato ao TRT-RN

26 de Março 2019 - 11h43
Créditos:

Postulante a uma vaga no Quinto Constitucional para o Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN), o advogado Antonino Pio se diz contra a possível extinção da Justiça do Trabalho, defendida pelo presidente Jair Bolsonaro logo nos primeiros dias de seu mandato. “Eu vejo a Justiça do Trabalho como essencial, deve ser mantida”, defendeu o advogado, nesta segunda-feira (25), em entrevista ao programa Hora Extra da Notícia (91.9 FM).

Além de conciliar e julgar os conflitos na esfera trabalhista, para o advogado, a Justiça do Trabalho também tem um papel importante na economia. Ele deu o exemplo de uma empresa que tem um custo operacional e paga todos os seus funcionários de modo correto e outra do mesmo ramo que não paga os funcionários de modo correto e consegue prestar um serviço ou produzir um produto num preço inferior ao da concorrente.

“A Justiça do Trabalho vem, também, com a finalidade de corrigir isso, não só garantir aos trabalhadores que recebam os seus direitos previstos em lei, como também evitar essa discrepância na própria concorrência desleal”, explica o advogado. 

Dr. Antonino Pio é advogado há 15 anos, professor de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho e está disputando uma vaga no TRT-RN. Os nomes são escolhidos por votação pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RN). Os seis mais votados são encaminhados pela OAB ao TRT-RN, que reduz a lista de seis para três advogados. Os três remanescentes são encaminhados à Presidência da República para que o presidente escolha o que ficará com a vaga.