Lula: "Fico preso cem anos. Mas não troco minha dignidade pela minha liberdade"

26 de Abril 2019 - 14h20
Créditos:

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concedeu nesta sexta-feira (26) sua primeira entrevista desde que foi preso, há mais de um ano, pela Operação Lava Jato. Na superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, o petista recebeu o El País e a Folha de São Paulo, que tiveram direito a ouvir o ex-presidente após longa batalha judicial. "Fico preso cem anos. Mas não troco minha dignidade pela minha liberdade", disse Lula em um trecho da entrevista.

“Sei muito bem qual lugar que a história me reserva. E sei também quem estará na lixeira", afirmou o petista segundo publicação do El País. Lula critica o ex-juiz Sergio Moro, responsável pela sua condenação, a Operação Lava Jato, e o procurador Deltan Dallagnol. “Reafirmo minha inocência, comprovada em diversas ações”.

Lula diz que há outros momentos que o deixam triste, com uma mágoa profunda. “Quando vejo essa gente que me condenou na televisão, sabendo que eles são mentirosos, sabendo que eles forjaram uma história, aquela história do powerpoint do Dallagnol, aquilo nem o bisneto dele vai acreditar naquilo. Esse messianismo ignorante, sabe? Então eu tenho muitos momentos de tristeza aqui. Mas o que me mantém vivo, e é isso que eles têm que saber, eu tenho um compromisso com este país, com este povo”, completa.

“Não tem problema que eu fique aqui para o resto da vida. Quem não dorme bem é o Moro, Dallagnol e o juiz do TRF-4 [que confirmou sua condenação em segunda instância].”

Fonte: El País