Má alimentação pode piorar hemorroidas; veja o que evitar e o que alivia

18 de Dezembro 2021 - 13h43
Créditos:

Quatro em cada 10 pessoas podem sofrer com hemorroidas em algum momento da vida. Normalmente, o desconforto surge por volta dos 30 ou 40 anos e pode se estender até os 60 e, apesar de existir um forte componente hereditário e genético em alguns casos, muitas vezes, a grande causa são fatores comportamentais, como constipação, uso de força para evacuar, o fato de se passar muito tempo sentado no vaso sanitário e até mesmo higiene íntima feita com papel. Certos alimentos ainda podem piorar o problema.

Conhecida como a grande vilã da doença hemorroidária, a pimenta tem como um de seus componentes principais a capsaicina, responsável por tornar o alimento picante. "Ela age nos receptores TRPV-1 encontrados na língua e induz à sensação de queimação. Estes mesmos receptores estão presentes no cólon distal e reto, causando dilação da musculatura lisa e dilatação venosa. Esta causa pode ser relacionada à piora dos sintomas da doença e, por isso, não são habitualmente recomendadas", explica Henrique Perobelli, gastroenterologista e coloproctologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo.

Segundo ele, apesar do importante componente anti-inflamatório, imunorregulador e anticarcinogênico da capsaicina, o consumo indiscriminado não é recomendado a pessoas com doenças hemorroidárias, mas não há estudos científicos que associem diretamente a pimenta à formação da hemorroida.

"As hemorroidas surgem por uma dilatação do plexo venoso do canal anal. Esse desabamento dos mamilos hemorroidários causa uma sensação de desconforto local, dificulta a higiene e provoca sangramento durante a passagem do material fecal. Os principais sintomas são dor e desconforto para evacuar, seguido de sangramento e prurido (coceiras) na região anal", explica.

Além da pimenta: cuidado com os alimentos inflamatórios

Como a hemorroida é uma dilatação das veias do ânus, alimentos com potencial inflamatório também devem ser evitados. É o caso de crustáceos, como o camarão e a lagosta, como explica a proctologista Camila Rocha, do Hospital das Clínicas da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), unidade vinculada à Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares). "A quitosana, presente nos crustáceos, é considerada um polissacarídeo inflamatório e alguns pacientes podem desencadear uma crise depois de comer esse tipo de alimento".

Ainda segundo Rocha, alimentos gordurosos como porco, além de embutidos como salsicha e salame, também são considerados inflamatórios e, por isso, deveriam ser evitados por pessoas com hemorroidas.

Pimenta - by JBfotoblog/Getty Images - by JBfotoblog/Getty Images

Pimenta age em receptores presentes no corpo, causando dilatação da musculatura e venosa Imagem: by JBfotoblog/Getty Images

Para a nutricionista Vanderli Marchiori, da SBAN (Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição), outros alimentos que merecem a atenção são combinações picantes e excessivamente temperadas com gorduras e sal, por serem irritativas da mucosa intestinal e, por isso, também inflamatórias. "Além de pimentas, os picles, frituras, e molhos com muitos condimentos terão sempre uma ação irritativa".

A lista de alimentos que podem ser ruins para quem tem hemorroidas por causarem irritabilidade e até constipação ainda inclui café e bebidas alcoólicas, segundo Rogério Pinheiro Alves, gastroenterologista da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo. No entanto, ele alerta que muito mais que o tipo de alimentação, o maior problema é o intestino preso. "Se a pessoa evacuar com muita dificuldade ou muita força, aumenta a pressão na região do ânus, causando hemorroidas. Se comer alimentos que prendem o intestino e não tiver um bom hábito alimentar, tende a formar a condição."

Além da dificuldade de evacuação, outro fator de risco para o surgimento de hemorroidas, de acordo com a proctologista Camila Rocha, é o uso crônico de laxativos, por aumentarem a pressão dentro das veias, levando-as a dilatar.

Por isso, até mesmo alguns chás, como cáscara sagrada e sene, que atuam como laxantes naturais, devem ser consumidos com moderação. "As plantas são laxantes de contato, ou seja, irritam muito", diz Marchiori.

Alimentos que aliviam o problema

De acordo com Rocha, sintomas leves de doença hemorroidária normalmente são tratados por meio da correção dos hábitos alimentares, aumentando ingestão de água e de fibras. "São boas fontes de fibras os cereais, os alimentos integrais, frutas, legumes e verduras".

Isso porque esses alimentos vão melhorar o funcionamento do intestino, fazendo menos pressão na hora de evacuar. "O intestino vai funcionar melhor e formará fezes mais endurecidas, fazendo com que a pessoa evacue com mais facilidade", diz Alves. Tomar bastante líquido, em torno de dois litros de água por dia, é importante porque ajuda na formação de fezes menos ressecadas.

Alimentos anti-inflamatórios em geral e sem muitos temperos, segundo a nutricionista Marchiori, também são ótimas opções. "Alimentos neutros, porém com fibras, como abóbora, sempre ajudam muito no tratamento, pois as fibras melhoram a evacuação e os polifenóis da abóbora têm ação anti-inflamatória. Garantir alimentos frescos e preparados com menos gordura e temperos irritativos também pode ajudar. O indicado é usar ervas para temperar".

A castanha-da-índia, segundo o gastroenterologista Henrique Perobelli, também é uma boa opção, por seu efeito anti-inflamatório. "Ela é vasoconstritora e venorreguladora, utilizada amplamente na medicina popular, sem efeitos adversos importantes".

Outras opções que amenizam o desconforto causado pelas hemorroidas são aveia, mirtilo, frutas com cascas e gomos, como a laranja, e vegetais verde-escuros, ricos em ferro, que ajudam o intestino a funcionar de maneira saudável.

Fonte: Viva Bem