Maioria dos médicos recém-formados não sabe aferir pressão e reconhecer infarto

08 de Abril 2021 - 10h22
Créditos:

De acordo com dados divulgados pelo Conselho Regional de Medicina do estado de São Paulo (Cremesp), 68% dos profissionais recém-formados que realizaram a prova de sondagem de 2018 não acertaram a conduta que deve ser realizada para pacientes infarto.

Outro dado que chamou atenção foi que 69% não sabiam as diretrizes para medir a pressão arterial e , 86% erraram a abordagem a pacientes vítimas de acidente de trânsito.

Mesmo não sendo obrigatório, como o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a prova ministrada anualmente pelo Cremesp é considerada um termômetro que avalia as condições que médicos recém-formados chegam ao mercado de trabalho.

O exame, com 3174 participantes, também aponto que  Os dados mostram que, pelo segundo ano seguido, cerca de 40% foram mal e 38,2% não conseguiram a nota mínima.

Em vídeo divulgado pelas redes sociais, o presidente do conselho, Lavínio Nilton Camarim, disse que essa avaliação é importante para que os cursos possam se aperfeiçoar.

“É uma ferramenta importante para que a faculdade possa se avaliar naquelas áreas onde possam estar ainda com algumas dificuldades, mas, principalmente, garantir à população uma formação mais adequada de um profissional, que estará cada vez melhor para prestar assistência à saúde da população”, disse o presidente do Cremesp.

Terra Brasil Notícias