Mais de 300 frascos de vacina fora do prazo de validade são apreendidos no RN

27 de Maio 2022 - 05h30
Créditos:

O Instituto de Defesa e Inspeção Sanitária Animal - IDIARN realizou, neste mês, ações de fiscalização nas revendas autorizadas que comercializam vacinas utilizadas nas campanhas de vacinação contra febre aftosa e brucelose.

Durante as ações foram apreendidos mais de 300 frascos. As vacinas, apreendidas em ações de rotina, estavam fora do prazo de validade e também da temperatura necessária (2 a 8 graus). Se utilizadas, as doses não surtiriam efeito na imunização dos animais.

“As revendas autorizadas passam por fiscalizações periódicas justamente para que possamos garantir que o transporte e armazenamento dos frascos sigam os fatores necessários. Além disso, também são analisadas as documentações de regularização da revenda agropecuária”, afirmou o diretor-geral do IDIARN, Mário Manso.

A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa está em andamento e segue até o final do mês de maio. Neste primeiro momento, todos os animais devem ser vacinados.

"As vacinas devem ser adquiridas em uma das lojas autorizadas e ressaltamos que todos os estabelecimentos aptos a comercialização possuem selos que identificam que o local passa por ações de fiscalização", alertou Mário Manso.