MAIS RN atualiza Observatório da Indústria com previsão de 7,89% para inflação

02 de Maio 2022 - 13h30
Créditos:

O MAIS RN atualizou o painel ‘Observatório da Indústria’, uma síntese do acompanhamento do Relatório Focus. Os dados, divulgados esta semana, apontam que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2022 subiu de 7,65% para 7,89%. O Boletim é publicado através do Banco Central, em que são acompanhados indicadores econômicos, como IPCA, PIB, Câmbio e SELIC.

De acordo com Fernanda Ferreira, responsável técnica por atualizar o painel do MAIS RN, o Boletim Focus aponta um aumento da inflação por mais uma semana consecutiva.

“A estimativa foi de 7,89% para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede oficialmente a inflação no país. Desse modo, a expectativa do mercado que eleva a cada semana o IPCA para 2022 deixa a inflação cada vez mais distante da meta determinada pelo Banco Central que é de 3,5%”, explica.

Segundo ela, outra projeção que teve aumento foi o Produto Interno Bruto (PIB), que ficou em 0,70%, um crescimento de cinco semanas consecutivas. Já o Câmbio e a Taxa Selic se mantiveram estáveis de acordo com as projeções do mercado, ficando em 5% e 13,25% respectivamente. Essa estabilidade na Selic revela a expectativa do mercado do término do ciclo de alta dos juros.

O MAIS RN destaca nesse painel digital a divulgação da tendência de cada indicador, se está em alta, em baixa ou em estabilidade e há quantas semanas se encontra nesse status. Os dados são considerados essenciais para definir, segundo o mercado, quais as perspectivas para a economia do país.

A plataforma é pública e pode ser acessada por todos que tenham interesse, através do link: https://bit.ly/3vBWUYU