‘Maternidade’ para bebês reborn tem incubadora e até um ‘plano de vacinação’ para os bonecos

24 de Maio 2025 - 15h47
Créditos: Bruna Gracioto

O universo dos bebês reborn — bonecas hiper-realistas que imitam recém-nascidos — tem ganhado uma nova dimensão no Brasil com a criação de “maternidades” que simulam, com detalhes impressionantes, o nascimento e os primeiros cuidados com um bebê.

A ideia de ambientar uma loja como uma maternidade partiu de Alana Generoso, fundadora da Alana Babys, em Campinas (SP). A inspiração surgiu de uma experiência pessoal, quando ela estava internada com seus trigêmeos recém-nascidos e dois deles precisaram ficar na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) para ganhar peso. À época, Alana já produzia bebês reborn, e foi abordada por assistentes sociais do hospital.

“Elas me perguntaram se eu poderia fazer uma bonequinha pequenininha para mostrar aos irmãozinhos e às mães como era um bebê dentro da incubadora”, relembra.

A miniatura serviu como um recurso educativo e acolhedor, ajudando a desmistificar o ambiente hospitalar. A experiência tocou profundamente Alana, que decidiu transformar sua loja física em uma verdadeira maternidade lúdica.

Incubadoras reais e enxoval completo
Na loja Alana Babys, os clientes encontram bonecas reborn de pronta entrega acomodadas em incubadoras reais. Cada “nascimento” é acompanhado de enxoval, certidão de nascimento, teste do pezinho e até uma bolsa de maternidade. Um mês depois, os clientes são convidados a retornar para uma “primeira consulta pediátrica”, em uma brincadeira educativa que ajuda até crianças a superarem o medo de vacinas.

“Às vezes, a criança tem tanto medo de vacina, e, levando a boneca para se vacinar, ela acaba perdendo o medo também”, conta Alana.

Simulação de parto empelicado e cordão umbilical de silicone
Outro destaque entre os apreciadores da arte reborn é a simulação de partos, especialmente o chamado parto empelicado, no qual o bebê nasce dentro da bolsa amniótica. Essa experiência é oferecida tanto presencialmente quanto por envio de kit.

A artesã Bruna Gracioto, do ateliê Shop Bebê Reborn em São Paulo, é uma das que oferece essa vivência. Os clientes podem agendar horário para vivenciar um atendimento completo, com jaleco de enfermeira, pulseirinha de maternidade, estetoscópio, otoscópio e até a vacina BCG desenhada no bracinho do boneco.

“O bebê já vem com o desenho da vacina BCG, e alguns têm até o efeito com inflamação”, explica Bruna.

Para essa simulação realista, é necessário adquirir um reborn feito de silicone sólido, material resistente à água e de corpo maleável, com preços entre R$ 5.000 e R$ 15.000. As versões mais acessíveis, com corpo de pano ou vinil, não podem ser submetidas ao procedimento.

Barriga com camadas e vídeo do parto
Bruna também desenvolveu uma barriga com camadas, que permite simular o parto em casa e registrar o momento em vídeo. Ela acredita que esse tipo de vivência tem um valor afetivo e educativo muito forte.

“Para as crianças, é uma forma de educar e ensinar sobre partos. É algo que só traz benefícios, memórias da infância, memórias de quando o seu filho nasceu”, conclui.