Médico dá dicas de como prevenir um aneurisma; confira

20 de Dezembro 2021 - 09h11
Créditos:

Uma dilatação anormal em uma artéria, vasos sanguíneos capazes de vascularizar os órgãos do corpo, é chamada de aneurisma. É um mal silencioso, pois raramente causa sintomas, e podem ocorrer em qualquer artéria do corpo, como as do cérebro, do coração, do rim ou do abdômen. O angiologista do Sistema Hapvida, Dr. Nelson Brandão enfatiza que ''a pessoa pode nascer com o problema ou adquiri-lo, a partir de fatores como hipertensão, tabagismo ou traumatismo.'' 

De acordo com o especialista, os do tipo cerebral e da aorta torácica e abdominal apresentam altas taxas de mortalidade. Quando os indícios desse problema aparecem são em forma de dor de cabeça súbita, náuseas, vômitos ou perda da consciência. ''Aqueles casos localizados na região da barriga, os pacientes podem apresentar alguns sinais, como sensação de pulsação abdominal. Isso acontece quando um aneurisma se expande rapidamente, está prestes a se romper ou já se rompeu'', explica Brandão. 

 

A prevenção é realizada por meio de exames clínicos e check-up completo anualmente. Por outro lado, o médico ressalta que é necessário:

 

– controlar a pressão arterial;

– manter índices adequados de glicose, colesterol e triglicérides;

– ter uma alimentação saudável, à base de vegetais, frutas, fibras e carnes magras;

– praticar exercícios físicos regularmente;

– não fumar;

– não ingerir bebidas alcoólicas em excesso.

Se na família há casos do quadro clínico é necessário realizar avaliações periodicamente. 

Notícias relacionadas

Últimas notícias