Mulher reinfectada por nova cepa do coronavírus tinha anticorpos

20 de Janeiro 2021 - 03h30
Créditos:

O 1º caso de reinfecção de covid-19 na região Norte foi diagnosticado em uma mulher que, segundo exames, apresentava anticorpos contra a doença dias antes de ser contaminada pela 2ª vez.

É o que aponta artigo científico produzido por pesquisadores brasileiros e publicado no Virologist.Org, fórum internacional de discussões sobre epidemiologia. O estudo foi coordenado por Felipe Naveca, da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) Amazônia.

A mulher de 29 anos reinfectada pela nova variante do coronavírus foi diagnosticada com covid-19 pela 1ª vez em março. O 2º resultado positivo foi em dezembro, quando os exames apontaram contaminação pela nova cepa que teve origem no Amazonas.

De acordo com o pesquisador, ela havia apresentado anticorpos em exame realizado em teste rápido poucos dias antes do 2º diagnóstico.

“Era uma pessoa sem imunocomponente, que se infectou por B.1. em março e agora pela nova variante P.1. e apresentava anticorpos detectáveis em teste rápido dias antes de ter se reinfectado”, afirmou Naveca, em entrevista ao portal UOL.

 

 

“Não sabemos ainda se isso representa que a nova variante escapa mesmo da resposta imune, até por ser o 1º caso, mas mostra que novos estudos precisam ser feitos”, disse.

O caso indicaria que existe possibilidade de que uma pessoa que se infectou com a doença e adquiriu resposta imune não esteja livre de ser contaminada, segundo o pesquisador da Fiocruz. Ele, no entanto, afirma que não é possível fazer tal afirmação a partir de apenas 1 caso.

“Pode ser isso, mas não dá para ter certeza só com esse caso. E também não se sabe se não foi por conta do tempo da 1ª para a 2ª exposição”, declarou

O artigo aponta que “estudos urgentes são necessários” para confirmar a hipótese de que novas variações do coronavírus podem contaminar pessoas imunizadas.

“Estudos urgentes são necessários para determinar se a reinfecção com linhagens emergentes que abrigam a mutação é um fenômeno generalizado ou está limitado a alguns casos esporádicos”, escreveram os cientistas.

Poder 360