Natal distribui mais de 200 mil preservativos durante período pré-carnavalesco

28 de Fevereiro 2019 - 13h38
Créditos:

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal vem mobilizando as unidades de saúde durante o período pré e pós carnavalesco com diversas ações de promoção à saúde e prevenção às doenças, com ações educativas, teste rápidos, distribuição de preservativos, orientações e atividades lúdicas. Já durante o carnaval, a SMS cadastrou parceiros de estabelecimentos comerciais para estarem juntos na prevenção, como ponto de apoio para distribuição de preservativos. Nesse período, estão sendo distribuídos mais de 200 mil preservativos masculinos e 11.200 lubrificantes. 

De acordo com a responsável técnica do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis - ISTs/Aids e Hepatites Virais de Natal, Emilly Miranda, durante o carnaval a SMS apostou na parceria com os estabelecimentos comerciais que funcionam durante o período, onde serão identificados com um cartaz, os parceiros da saúde para distribuir os preservativos nos estabelecimentos cadastrados. “Esses estabelecimentos comerciais estão trabalhando com a SMS e se encontram nos Polos de Carnaval de Ponta Negra, Redinha, Petrópolis e Nazaré”. 

Nesta quinta-feira (28), a SMS vai estar presente na abertura do carnaval no Largo do Atheneu, a partir das 19h, distribuindo preservativos masculinos, material educativo e dando orientações. 

“O carnaval é um momento de alegria e as pessoas têm que se divertir, têm que festejar esse momento, mas elas não podem se descuidar da saúde. A orientação para a população é que ela brinque o carnaval com proteção”, destacou Emilly. 

A SMS orienta que em caso ter feito sexo sem proteção, procurar as UPAS Pajuçara, Potengi, Esperança ou Sul para fazer a PEP - Profilaxia Pós-Exposição de Risco, que é uma medida de prevenção de urgência à infecção pelo HIV, hepatites virais e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST), que consiste no uso de medicamentos para reduzir o risco de adquirir essas infecções. 

PROGRAMAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE 

01/03 - Unidade de Saúde de Vista Verde, Unidade de Saúde de José Sarney, Unidade de Saúde de Parque das Dunas, Unidade de Pompéia, Unidade de Saúde Ronaldo Machado, Unidade de Cidade Praia, Unidade de Saúde de Rocas.