Créditos: Reprodução
Movimentos sociais, parlamentares, sindicatos e artistas foram às ruas neste domingo (21/9) em protesto contra a PEC da Blindagem e o projeto de lei que prevê anistia aos condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro.
As manifestações começaram pela manhã em Brasília (DF), Natal (RN), Salvador (BA), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Manaus (AM) e São Luís (MA). À tarde, estão previstos atos em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Recife (PE) e outras cidades.
A PEC da Blindagem determina que deputados e senadores só poderão ser investigados pelo STF com autorização da maioria de suas casas legislativas — 257 votos na Câmara ou 41 no Senado. A decisão seria em votação secreta, com prazo de até 90 dias, ou em 24h em casos de flagrante ou crimes inafiançáveis. O texto ainda precisa tramitar no Senado antes de eventual sanção presidencial.
Já o PL da Anistia, sob relatoria do deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), pode transformar a proposta em redução de penas para condenados pelos atos de 8 de janeiro. A possibilidade gerou críticas de diferentes setores políticos e motivou parte das manifestações deste domingo.


![[VÍDEO] Bizarro: Dona de ONG é presa após polícia encontrar 14 gatos mortos em freezer e mais de 140 em...](/storage/2026/07/01KWHXTSVV4H03QDQN1BM1NXB2.jpg)