Novo Estado pode ser criado no Brasil; entenda

24 de Novembro 2021 - 13h57
Créditos:

Uma proposta para a criação de um novo Estado brasileiro está em tramitação no congresso. O projeto de lei (PL) que cria o Tapajós voltou a Comissão de Constituição e Justiça do Senado no último dia 17.

Se criado, o novo Estado brasileiro dividirá o Pará em dois, ficando com parte do oeste do atual território. Santarém é o nome proposto para a capita de Tapajós. Ele deve ficar com cerca de 540 mil quilômetros quadrados de área. Desse modo, abrangendo com 23 dos 144 municípios paraenses.

A nova Unidade da Federação teria oito deputados federais e 24 deputados estaduais, bem como três Senadores. Assim, sua formação resultaria em mais um Estado do Brasil com mais parlamentares (35) que cidades (23). Nesse ínterim, o PIB local seria de R$ 18 bilhões.

O PL em debate atualmente é de 2019. Siqueira Campos, eleito pelo DEM para uma vaga na Casa representado o Tocantins, o apresentou. Um plesbicito de 2011 derrubou uma proposta semelhante. Entretanto, o relator do projeto atual, Plínio Valério (PSDB-AM) votou favorável à realização de mais um sufrágio sobre o tema.

Os defensores da criação do novo Estado alegam que a região não é tratada com a devida atenção. Contudo, o atual governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), é contra a separação. O político alega que administra todas a regiões estaduais de modo equânime.