Ômicron pode ser o último estágio da pandemia na Europa, de acordo com a OMS

24 de Janeiro 2022 - 03h52
Créditos:

O diretor da Organização Mundial da Saúde (OMS) na Europa, Hans Kluge, disse neste domingo (23) que é “plausível” que a variante Ômicron seja o último estágio da pandemia no continente.

“É plausível que a região esteja caminhando para uma espécie de final de pandemia”, afirmou à agência AFP. A expectativa é que a ômicron contamine 60% da poplação da Europa até março de 2022.

Segundo Kluge, com a redução do atual surto, deve haver “algumas semanas e meses de imunidade global”. Essa proteção viria ou por causa da vacina, ou por imunidade por infecção, ou por redução da sazonalidade.

“Por isso, prevemos que haverá um período de silêncio antes que a covid possa voltar no final do ano, mas não necessariamente a pandemia”, afirmou. A expectativa é que a covid se torne uma doença como a gripe, com picos sazonais.

“Fala-se muito em endemia, mas endemia significa que é possível prever o que vai acontecer”, disse Kluge. “Esse vírus nos surpreendeu mais de uma vez, então temos que ter muito cuidado”.

A OMS cobre 53 países na Europa, incluindo boa parte da Ásia Central. Até 18 de janeiro de 2022, a variante ômicron representou 15% dos novos casos na região –mais que os 6,3% registrados na semana anterior.

Com informaçõe do Poder 360