Palestra na Casa da Indústria destaca relacionamentos, entre pais e filhos, que estimulam autonomia e segurança

12 de Agosto 2022 - 13h04
Créditos:

O estímulo para que uma criança comece a fazer, autorizada pelos pais, os próprios pedidos em restaurantes; a permissão para um adolescente, se estiver na idade adequada, acessar sozinho um prédio comercial que conhece e onde faça consulta frequente e pré-marcada; ensinar a utilizar uma linha de transporte público para ir à escola. Esses foram exemplos do cotidiano, a partir de situações que geraram oportunidades para pais incentivarem a autonomia e segurança nos filhos, citadas pelo psicólogo Geraldo Cavalcanti na palestra “A Importância da relação com os filhos”, na manhã desta sexta-feira (12), no Espaço Cultural Candinha Bezerra, na Casa da Indústria.

A palestra, voltada aos colaboradores do Sistema FIERN, integra a programação em celebração ao Dia dos Pais, planejada pela Unidade de Recursos Humanos da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte.

Psicólogo clínico, terapeuta cognitivo comportamental e especialista em Neuropsicologia, o palestrante, Geraldo Cavalcanti, atua também como conferências voltado a temas relacionados ao desenvolvimento das emoções, das potencialidades pessoais e das relações interpessoais.

“A palestra sobre esse assunto [o relacionamento com os filhos] é importante, porque cada vez mais os pais têm entendido a necessidade de estarem presentes. Então, a gente tenta mostrar que cada ação, cada modelo de educação e de comportamento vão repercutir no desenvolvimento da criança e do jovem, na forma emocional, cognitiva, psicológica e neuropsicológica”, disse Geraldo Cavalcanti.

Ele acrescentou que o objetivo é tentar conscientizar os pais que um padrão de comportamento terá implicação para o desenvolvimento da criança ou jovem de hoje, no adulto do futuro. Os pais podem ajudar, assim, para a formação de adultos maduros, seguros e com mais autonomia.

“Os pais têm o desafio de, além de acompanhar os filhos, que atualmente possuem cada vez mais atividades, buscar ter a comunicação”, reforçou. “O pai precisa assegurar essa comunicação. E a maneira como se comunica pode desenvolver mais ou punir. O reforço negativo não vai ser interessante no desenvolvimento do filho. Quando tenta estimular de forma positiva, compreendendo as dificuldades, mostrando ao filho que vai ter desafios, mas que poderá superar, ajuda muito mais. A maneira como mostra cada situação está sendo vivenciada, é essencial para ter a autoconfiança”, enfatizou.

O psicólogo disse também que a “modelagem de comportamento” é essencial para o jovem conquistar essa autoconfiança com a participação do pai. Nisso a colaboração dos pais é fundamental, ao serem referência e exemplo marcantes. “No desenvolvimento de uma nova ação, é importante está presente, participar, ajudar no desenvolvimento da habilidade”, citou.

Gerente de Recursos Humanos (RH) do Sistema FIERN, Kênia Costa fez uma avaliação positiva do conhecimento transmitido na palestra aos colaboradores da Federação. “A possibilidade de transmitir às pessoas informações úteis e necessárias para o dia a dia, à convivência com os filhos cada vez melhor, é muito importante nesta semana, próxima do Dia dos País”, comentou.

Também acompanharam a palestra o superintendente corporativo do Sistema FIERN, Gláucio Ferreira Wanderley, além de gestores do SENAI, SESI e IEL.