PAX/RN: FIERN defende integração para desenvolvimento tecnológico

22 de julho 2021 - 10h43
Créditos:

Presidente da Comissão Temática de Inovação, Ciência, e Tecnologia da FIERN (COINCITEC), Djalma Barbosa da Cunha Júnior fez uma enfática e entusiasma defesa da integração entre setor privado, governo, universidades e sociedade civil para o avanço do Estado na produção e difusão de conhecimento  que contribua com o desenvolvimento. O destaque para a necessidade dessa integração foi feito durante pronunciamento no auditório da Governadoria, onde na manhã desta quarta-feira (21), a governadora Fátima Bezerra e o reitor da UFRN, José Daniel Diniz, assinaram  o contrato para cessão do prédio do Parque Científico Tecnológico Augusto Severo – PAX/RN.

 

Djalma Barbosa afirmou que o Rio Grande do Norte tem talentos e demonstra vocações para a inovação, a ciência e a tecnologia, com uma significativa quantidade de mestres e doutores nas suas instituições de ensino superior. Ele disse que isso precisa chegar às empresas, o que pode ser feito com a participação das entidades empresariais.

 

“Essas produções científicas e voltadas à  inovação e à tecnologia precisam estar no DNA do Rio Grande do Norte”, acrescentou.

 

Ele apontou que see trata de  um desafio comum, que deve ter a participação da sociedade, e o PAX, com a assinatura da cessão, garantindo as instalações físicas ao seu funcionamento, terá um papel importante para ajudar neste esforço comum.

 

Na solenidade coube a Djalma Barbosa Cunha Júnior assinar a cessão como um dos representantes das entidades empresariais que testemunharam o ato.

O prédio do Parque Tecnológico está localizado em Macaíba. Durante a cerimônia, o Governo do RN e UFRN firmaram o contrato de imóvel para implantação do Parque Científico e Tecnológico. O Parque tem como objetivo promover o desenvolvimento inovador, científico e tecnológico do RN.

 

A governadora destacou que a PAX é fundamental para assegurar o crescimento sustentável do Rio Grande do Norte. Ela disse que sem uma infraestrutura tecnológica esse crescimento não é possível.

 

Também participaram da solenidade o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado, a coordenadora do PAX, ex-reitora Ângela Paiva, o vice-governador Antenor Roberto, o prefeito da Macaíba, Emídio Júnior.