PF prende 18 em operação contra núcleo do PCC que movimentou R$ 1 milhão por mês

06 de Agosto 2019 - 06h35
Créditos:

A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje a Operação Cravada para desarticular um núcleo financeiro da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital). São cumpridos 85 mandados em sete estados, sendo 30 de prisão - 18 pessoas já foram detidas, segundo a PF.

Esse núcleo, segundo as investigações, é responsável por recolher e gerenciar contribuições para o PCC em nível nacional, algo em torno de R$ 1 milhão por mês. Os pagamentos - também chamados de "rifas" - seriam repassados à organização por meio de contas bancárias e de maneira intercalada, com uso de medidas, segundo a PF, que dificultavam o rastreamento.

A polícia não deu detalhes sobre a proveniência dos pagamentos, mas é sabido que o PCC cobra mensalidades de seus membros. Mais de 400 contas bancárias suspeitas em todo o país foram identificadas e bloqueadas, disse a PF em nota. Os valores que transitavam entre as contas seriam utilizados para comprar armas e drogas e providenciar transporte e estadia de integrantes e familiares de membros da facção em locais próximos a presídios. Dos 30 mandados de prisão, oito são contra membros da organização que já estão presos, sendo quatro no Paraná, três em São Paulo e um no Mato Grosso do Sul. Há outros 55 mandados de busca e apreensão.

Cerca de 180 policiais estão nas ruas para cumprir os mandados em: Paraná: Curitiba, São José dos Pinhais, Paranaguá, Centenário do Sul, Arapongas, Londrina, Umuarama, Pérola, Tapejara, Cascavel e Guarapuava; São Paulo: Praia Grande, Itapeva, Osasco, Itaquaquecetuba, Hortolândia, Valparaíso e São Paulo; Minas Gerais: Uberlândia; Acre: Rio Branco; Roraima: Boa Vista; Pernambuco: Caruaru; Mato Grosso do Sul: Dourados. Os mandados foram expedidos pela Vara Criminal de Piraquara (PR), município onde fica a penitenciária que abrigaria o referido núcleo financeiro do PCC, conforme apontaram as investigações, iniciadas em fevereiro. Os investigados deverão responder, entre outros crimes, por tráfico de drogas, associação para o tráfico.

UOL