Piloto da Latam declara emergência após decolagem de voo internacional em Guarulhos

24 de Fevereiro 2024 - 07h12
Créditos: REPRODUÇÃO CANAL GOLF OSCAR ROMEO

- Torre Guarulhos TAM 8058, Mayday, Mayday, Mayday!

Assim o piloto do voo LA8058, da LATAM, matrícula CC-BGE, comunicou a emergência à Torre do Aeroporto Internacional de Guarulhos minutos após decolar do terminal rumo a Joanesburgo, na África do Sul.

O incidente foi registrado no início da noite desta quinta-feira (22). 

O Boeing 787-900 Dreamliner decolou com meia hora de atraso, às 18:02, e declarou emergência quando estava a pouco menos de 3 mil metros de altitude. O voo, que deveria durar 7 horas e quinze minutos até a maior cidade sul-africana, ficou no ar 16 minutos apenas. 

Um vídeo do canal Golf Oscar Romeu, do YouTube, registrou o pedido do piloto a partir do minuto 4:55 do vídeo, além da resposta de uma controladora de Guarulhos. Assista às imagens e ouça o áudio no link ao final desse texto.

- Pouso autorizado do 8058, respondeu a torre.

Durante a chamada da tripulação, é possível ouvir alarmes sonoros disparados na cabine de comando. Assim que o 787 pousa, a torre de Guarulhos quis saber ainda se a aeronave teria condições de deixar a pista de pouso sem auxílio:

- TAM8058 tem condições de taxiar para livrar a pista?

- Afirmo, vai livrar à direita o TAM 8058, responde o piloto.

Pouco depois de livrar a pista de pouso, o piloto pergunta se equipes em solo avistaram sinais de fumaça na aeronave. 

- Nenhum sinal de fumaça, mas os bombeiros já estão atrás de vocês. Temos um reporte de pneu direito com fogo, 8058.

- Ah, ciente, deve ser por causa do peso de pouso. 

A controladora se referia às equipes de emergência da Brigada de Incêndio, que acompanharam o pouso de emergência com suas viaturas. Os bombeiros relataram as chamas nos pneus do Boeing 787-900, indicando um possível sobreaquecimento, normal em situações em que o avião pousa acima do peso máximo recomendado, para evitar danos à estrutura.

A Latam enviou uma nota ao blog:

A Latam informa que o voo LA8058 (São Paulo/Guarulhos-Joanesburgo), que decolou quinta-feira (22/2) às 18h03 (hora local), precisou retornar ao aeroporto de origem por questões técnicas. A aeronave foi substituída e os passageiros acomodados em novo voo, que decolou no mesmo dia às 22h (hora local). A Latam lamenta os transtornos causados e prestou a assistência necessária aos passageiros. A companhia adota todas as medidas de segurança técnicas e operacionais para garantir uma viagem segura para todos.