
A mais recente edição do Boletim Focus mostra que a previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerada a inflação oficial do país, caiu de 6,7% para 6,6% neste ano. A informação está na plataforma do Mais RN — núcleo de pensamento e planejamento estratégico do Sistema FIERN — que semanalmente sistematiza e estrutura as informações do Boletim — divulgado pelo Banco Central. Um dos destaques da plataforma, na atual edição, é que o IPCA está há dez semanas em queda.
Para 2023, a estimativa de inflação ficou em 5,27%. Na semana anterior, a projeção para o próximo ano estava em 5,37%.
Com relação à taxa básica de juros, a expectativa é de que encerre o ano em 13,75%, mesmo patamar no qual está atualmente fixada. Para o fim de 2023, a estimativa é de que a Selic caia para 11,25% ao ano.
A plataforma do Mais RN também informa — a partir dos números organizados com dados do Boletim Focus — que as instituições financeiras consultadas pelo BC elevaram a projeção para o crescimento da economia brasileira este ano de 2,10% para 2,26%. Para 2023, a expectativa para o Produto Interno Bruto (PIB) – a soma de todos os bens e serviços produzidos no país – é de crescimento em 0,47%.
Com relação ao dólar, a cotação projetada se manteve em R$ 5,20 para o final deste ano. Para o fim de 2023, a previsão é de que a moeda americana também fique nesse mesmo patamar.
O Boletim Focus é divulgado semanalmente pelo Banco Central (BC), com a expectativa de instituições financeiras para os principais indicadores econômicos. Sempre que essa divulgação é feita, o Mais RN também atualiza a publicação em seu observatório, com um formato que assegura a compreensão e a agilidade da leitura, em quadros comparativos e com análises objetivas.
As projeções desta semana estão disponíveis no link abaixo: