Prefeito de S. Gonçalo rebate secretário de Natal e pede fim de politização

26 de Fevereiro 2021 - 03h44

Durante entrevista ao radialista Luiz Almir, na 96 FM, manhã desta quinta-feira (25), o prefeito de São Gonçalo do Amarante/RN, Paulinho Emídio, rebateu declarações do secretário de Saúde do Natal, George Antunes, dizendo que como gestor público precisava esclarecer a “forma equivocada do secretário”.

Segundo Paulinho, George teria afirmado que a capital potiguar está com leitos de covid-19 lotados porque está recebendo pacientes de São Gonçalo do Amarante após encerramento das atividades do hospital de campanha do município.

“Isso não é verdade. O hospital era parceria com Governo do Estado e naquele momento a rede estadual tinha leitos clínicos disponíveis. Com mais de 110 funcionários chegou ao ponto de ter um ou dois pacientes por dia. Por esse motivo, com leitos disponíveis em outros lugares e pela falta de recursos para manter a estrutura, o Estado decidiu encerrar as atividades do campanha", disse.

Prosseguiu explicando que o município abriu 10 leitos clínicos no Hospital Belarmina Monte, e, nesta semana, o Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura, reativou mais 10 leitos de UTI na unidade hospitalar. “Os leitos têm sido suficiente para nossa demanda que tem sido de no máximo cinco internações, graças a Deus”, destacou. .

Paulinho comparou a quantidade de leitos em Natal com a de São Gonçalo. “Se a gente for proporcionalizar, o município de Natal era pra ter aberto 160 leitos clínicos e 80, de UTI. Eu nunca precisei fazer essa comparação, mas eu fui provocado e como gestor público preciso esclarecer”.

Detalhando os recursos públicos recebidos pelos dois municípios, Paulinho ainda comparou todos as receitas de Natal e São Gonçalo do Amarante durante 2020 e disse lamentar e não entender a postura do secretário. "Enquanto a receita total de São Gonçalo foi de 190 milhões, Natal foi de quase 2 bilhões de reais”. "Mas eu queria dizer ao secretário que leitos de UTI não é a única solução para enfrentarmos a pandemia. Solução também é reforçar a atenção básica para evitar que as pessoas precisem de leitos de UTI. E isso São Gonçalo tem feito direto na raiz. Inclusive, convido vereadores de Natal e Ministério Público para visitar nossas unidades de saúde, conhecer nossas ações”, ressaltou.

E pediu o fim da polarização: "O momento é de união. Precisamos nos unir para superar essa crise mundial de saúde. Não adianta politizar. Natal e São Gonçalo são coirmãs, separadas por um canteiro. Somos parceiros. Eu e o prefeito Alvaro Dias somos parceiros”.