Presidente e ministro sobrevoam SC após desastres causados por temporais

19 de Dezembro 2020 - 15h46
Créditos:

O presidente Jair Bolsonaro e o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, sobrevoaram neste sábado (19) cidades de Santa Catarina atingidas por fortes temporais na madrugada de quinta-feira (17). Foram atingidos pelo desastre natural o Vale do Itajaí, a Grande Florianópolis e o oeste do estado. Quinze pessoas morreram.

O presidente reiterou que o Governo Federal vai dar todo o apoio necessário aos municípios atingidos. "Sobrevoamos a área, lamentamos as mortes que ocorreram nessa calamidade. O Governo Federal vai fazer o possível para ajudar nas ações de resposta. O Ministério do Desenvolvimento Regional e a Defesa Civil Nacional já estão atuando para que Santa Catarina se recupere o mais rapidamente possível", afirmou Bolsonaro.

Desde a quinta-feira, uma equipe da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) está em Santa Catarina para auxiliar na avaliação dos danos e na elaboração dos planos de trabalho para a solicitação de recursos federais. A expectativa é que o apoio emergencial seja liberado no início da semana.

"Nossa equipe está atendendo diretamente os municípios catarinenses para que possamos dar uma resposta rápida e eficaz ao desastre. O trabalho está sendo feito e vamos destinar os recursos necessários para atender a população atingida e para recuperar o patrimônio público danificado o mais rapidamente possível", observou Rogério Marinho.

As atividades foram acompanhadas pelo governador catarinense, Carlos Moisés, pelo secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas, e pelo chefe da Defesa Civil de Santa Catarina, Aldo Baptista Neto.

Mais ajuda

A partir deste sábado, tropas do Exército Brasileiro começaram a atuar em Presidente Getúlio (SC), um dos municípios mais atingidos pelas fortes chuvas. Os soldados do 23° Batalhão de Infantaria, de Blumenau (SC), e do 5° Batalhão de engenharia de Carros Blindados, de Porto União (SC), trabalham na desobstrução e limpeza de vias para a retomada da normalidade do município.

Alerta de tempestades

A Defesa Civil de Santa Catariana emitiu aviso de tempestades válido até a madrugada de domingo (20). Entre o final da manhã e início da tarde deste sábado, as condições são favoráveis à ocorrência de tempo severo em Santa Catarina. Há áreas com maior risco de chuva forte com rajadas de vento intensas e eventual queda de granizo. Não se descarta a ocorrência de alagamentos, enxurradas e deslizamentos de forma pontual.