Quais são as situações que fazem o segurado do INSS perder o benefício? Descubra

28 de Janeiro 2022 - 12h11
Créditos:

O INSS concede vários benefícios aos seus segurados, a aposentadoria é um dos mais conhecidos e desejados. Vários trabalhadores fazem suas contribuições previdenciárias durante uma grande parte da vida para assegurar uma certa estabilidade financeira na terceira idade, com a aposentadoria.

O que muitos não sabem é que tanto a aposentadoria quanto os outros benefícios do INSS podem ser cancelados em algumas situações.

Situações que podem acarretar no cancelamento dos benefícios previdenciários

Não realizar a prova de vida: A prova de vida é um método determinado por lei que acontece anualmente. O objetivo é evitar fraudes e pagamentos indevidos. Os aposentados, pensionistas e cidadãos que recebem benefícios assistenciais devem fazer a prova de vida.

Importante: O segurado que não fizer a prova de vida corre o risco de perder o benefício.

Não comparecer na perícia médica do INSS: A perícia médica do INSS é uma forma de comprovar que aquele segurado realmente cumpre os requisitos exigidos pela autarquia para a concessão do benefício (auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez). Vale ressaltar, que o segurado que se nega a comparecer na perícia médica, corre o risco de ter o benefício cancelado ou do INSS não conceder o provento (em casos de solicitação).

Suposição de fraude: De tempos em tempos, o INSS faz levantamentos das informações dos seus beneficiários. Quando existe alguma suspeita de fraude, o segurado pode ter o benefício suspenso. Nesses casos, um processo de apuração de fraude ou de inconsistência de dados é iniciado, enquanto isso o benefício pode ficar suspenso.

Recebimento de salário-maternidade: O salário- maternidade é um benefício garantido pelo INSS para as pessoas que precisam se ausentar do trabalho por causa do nascimento do filho, adoção ou guarda judicial com a finalidade de adoção, ou abordo não criminoso. Quando a segurada passa a receber o salário-maternidade, a aposentadoria ou qualquer outro benefício previdenciário fica bloqueado, pois o INSS não concede mais de um benefício aos seus contribuintes.

Prisão do segurado: Quando o beneficiário é preso, a aposentadoria fica bloqueada. Quando esse cidadão estiver novamente em liberdade, o benefício será desbloqueado. Enquanto isso, os familiares podem ter acesso ao auxílio-reclusão.

O que é o auxílio-reclusão? É um benefício garantido pelo INSS aos dependentes (cônjuges, filhos, pais, irmãos) do segurado de baixa renda, preso em regime fechado.

Fonte: Conexão Economia