Quatro tartarugas aparecem no litoral do RN; uma estava morta e coberta de óleo

08 de Outubro 2019 - 12h57
Créditos:

Quatro tartarugas foram encontradas na manhã desta terça-feira (8) no litoral do Rio Grande do Norte. No Sagi, em Baía Formosa, praia que faz divisa com a Paraíba, o animal estava coberto de óleo. As informações são do portal OP9.

Na Praia de Areia Preta, em Natal, especialistas do projeto Cetáceos encontraram uma tartaruga morta entre as pedras já em processo de decomposição.

Outras duas tartarugas foram achadas, sendo uma na Praia de Tabatinga, litoral Sul e outra na Praia da Redinha, em Natal.

INQUÉRITO

O presidente Jair Bolsonaro disse hoje (8) que as manchas de petróleo que atingem o litoral do Nordeste desde o mês passado podem ter sido despejadas “criminosamente".

“É um volume que não está sendo constante. Se fosse de um navio que tivesse afundado estaria saindo ainda óleo. Parece que criminosamente algo foi despejado lá”, disse, ao deixar o Palácio da Alvorada, após reunião com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

Um inquérito foi aberto pela Polícia Federal (PF) na semana passada para apurar a origem da substância. A contaminação também é monitorada por órgãos como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) desde o dia 2 de setembro, quando as primeiras manchas foram localizadas no litoral nordestino.