
Formação profissional através dos cursos oferecidos na área técnica e a empregabilidade gerada por eles foi um dos pontos destacados durante a reunião do Conselho Regional do SENAI, realizada nesta quinta-feira (28), na Casa da Indústria. Na ocasião, foram apresentados os dados referentes a janeiro e fevereiro, nas áreas de Educação Profissional, Aperfeiçoamento e Especialização Profissional e Aprendizagem Básica; e em Soluções em Tecnologia e Inovação, pelo diretor regional Emerson Batista.
Entre as ações apresentadas, o diretor regional destacou a Cooperação Técnica Alemã com o SENAI para o desenvolvimento sustentável (na sigla alemã GIZ – Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit). A parceria é para a produção de Combustível Sustentável de Aviação (SAF – sigla em inglês para Sustainable Aviation Fuel) no Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), localizado em Natal, Rio Grande do Norte.
O presidente do Sistema FIERN e do Conselho Regional do SENAI-RN, Amaro Sales de Araújo, enfatizou a importância das parcerias e disse que a instituição vem em uma busca incessante pelo desenvolvimento econômico do Estado do Rio Grande do Norte e das indústrias potiguares. Ele enfatiza que tudo tem sido feito para resultados positivos mesmo quando em meio à pandemia.
“O SENAI tem feito um esforço para manter seus serviços de primeira linha, mesmo enfrentando todas as dificuldades. Todos os que fazem o SENAI no Rio Grande do Norte vêm dando uma grande contribuição para conseguir bons resultados”, destaca.
Formação em Meio Ambiente
Durante a reunião o conselheiro do SENAI e diretor-tesoureiro da FIERN, Roberto Serquiz fez um registro da dificuldade da indústria de encontrar profissionais na área ambiental, e propôs que o SENAI-RN possa realizar cursos neste segmento. “Há um mercado crescente nessa área ambiental, e o SENAI tem expertise em vários estados. Esperamos que nosso regional não apenas ofereça os cursos, mas também possa se tornar e ser uma referência para ajudar as empresas”, respondeu o presidente Amaro Sales, concordando com a solicitação de Serquiz.