Rogério Marinho reforça importância de ações para desenvolver o Nordeste

11 de Março 2020 - 03h00
Créditos:

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, abriu nesta segunda-feira (9) os trabalhos da ‘Semana + Nordeste’, evento promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para coordenar ações do Governo Federal voltadas ao crescimento econômico e melhoria da qualidade de vida na macrorregião. A ideia do encontro, segundo o ministro, é construir uma visão sinérgica para potencializar as iniciativas federais.

“Nós temos uma missão muito importante de fazer com que todas as regiões do País tenham igualdade de oportunidades. Reunimos o Governo Federal e agências que têm interesse e transversalidade com nossas ações e é dessa forma que espero que finalizemos essa rodada de trabalho, com esse sentimento de unidade e de missão. Podemos, sim, mudar o Brasil. E faremos isso com um programa articulado de ação e com a racionalização dos recursos que já existem e são aplicados no Nordeste por cada uma dessas agências e instituições”, destacou.

Até o sábado (14), equipes de ministérios, agências e órgãos federais, entidades internacionais, bancos de fomento e representantes do setor produtivo vão apresentar e discutir meios para a integração das ações no Nordeste. Ao fim da ‘Semana + Nordeste’, será formulado um documento que orientará a implementação de políticas públicas para a população nordestina.

A abordagem será focada nas principais áreas de atuação do Ministério do Desenvolvimento Regional. Entre elas, estão a ampliação do programa Rotas de Integração Nacional; a garantia da segurança hídrica, levando-se em conta as obras públicas estruturantes; a revitalização da Bacia do Rio São Francisco e a aplicação de tecnologias para o acesso à água; o estímulo à agricultura irrigada; a ampliação do acesso ao saneamento básico; a questão da habitação; gestão de riscos e desastres naturais; mobilidade urbana; e o incentivo à pesquisa e desenvolvimento (P&D).

“É uma semana de imersão sobre a região, para que tenhamos uma ação mais coordenada sobre o Nordeste. Tenho certeza de que vamos sair daqui com um excelente produto e que vai ganhar peso junto à população brasileira”, completou o ministro Rogério Marinho.