Saiba como os exercícios físicos auxiliam no controle do colesterol "ruim"

06 de Agosto 2021 - 11h15
Créditos:

No 8 de agosto é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Colesterol, data criada para a conscientização e prevenção de doenças cardiovasculares, principalmente o infarto e o Acidente Vascular Cerebral (AVC). 

Há dois tipos de colesterol: o HDL, considerado "bom", e o LDL, denominado "ruim". Com a pandemia da Covid-19 e o isolamento social, o sedentarismo e a alimentação menos saudável para adultos e crianças podem ser fatores que levam ao aumento de taxas como o colesterol "ruim".

O profissional de Educação Física e professor da academia Pulse Sanderson Silva explica que o exercício físico é um grande aliado no controle do colesterol, pois reduz os níveis de LDH no sangue e estimula a produção de enzimas, como a lipase, que impedem o acúmulo de gordura nas paredes sanguíneas. "Estudos confirmam que o efeito agudo ou crônico dos exercícios físicos melhora o perfil lipídico dos praticantes, reduzindo os riscos de doenças coronarianas e AVCs", afirma.

Segundo ele, os exercícios físicos mais indicados para o controle do colesterol são os de força (musculação, por exemplo) e aeróbicos (corrida, bicicleta, remo etc.). "Exercícios com intensidade moderada ou vigorosa três vezes por semana já surtem efeitos positivos no controle do colesterol", acrescenta.

Sanderson destaca, ainda, a importância de outras práticas aliadas ao exercício físico para o controle do colesterol. "É necessário haver mudanças nos hábitos alimentares, com a redução de frituras e comidas gordurosas, por exemplo", diz. "Neste caso, a busca por um nutricionista é sempre a melhor opção".