Santuário de Aparecida utiliza tecnologia em favor da fé

29 de Maio 2019 - 13h33
Créditos:

 

 

Para aproximar fiéis, Basílica da Padroeira do Brasil conta com funcionalidades de acessibilidade

 

 

 

 

No próximo domingo (02), será celebrado o Dia Mundial das Comunicações. Para marcar a data, o Papa Francisco publicou uma mensagem que reflete sobre as redes e a cultura do encontro. O documento expressa o desejo do pontífice de que as redes sejam "um recurso para a comunhão" e aproximação entre as diversas comunidades. No Santuário Nacional , a tecnologia é utilizada em favor do acolhimento, auxiliando na catequese realizada a partir do maior centro de peregrinações da América Latina. Atualmente, grande parte dos esforços tem se concentrado na acessibilidade dos devotos que possuem algum tipo de deficiência ou limitação.

 

Desde o início do mês de abril por exemplo, quem passa pelo Circuito de Visitação à Cúpula, pode contar com o auxílio do audioguia para conhecer detalhes da história da construção do Santuário Nacional e o significado de elementos arquitetônicos do Baldaquino e da Cúpula.

 

 "O circuito da Cúpula é totalmente pensado para acolher pessoas com deficiência. Temos elevadores e plataformas elevadas para acessibilidade nas escadas e agora implantamos o audioguia. Desta forma, queremos não só que estas pessoas visitem os espaços do Santuário, mas sejam também evangelizadas por meio desta inclusão", explica o coordenador de atendimento do Museu Nossa Senhora Aparecida, Jonatas Veloso.

 

Utilizando tecnologia importada da França, o equipamento possui a função audiodescritiva. Voltada para devotos que possuem deficiência visual, a opção conta, com detalhes, os símbolos arquitetônicos presentes no espaço e seu significado.

 

"Não é apenas a descrição pela descrição, mas uma verdadeira imersão naquilo que está ali representado. Por isso, os áudios possuem efeitos sonoros e orações que remetem aquilo que está sendo contado", destaca Veloso.

 

Ao todo, são cerca de 38 minutos de áudio, divididos em 14 faixas explicativas. Atualmente, elas estão disponibilizadas em três idiomas: português, espanhol e inglês.

 

Na esteira da inclusão, a Rede Aparecida de Comunicação também possui recursos que promovem a acessibilidade. Na TV Aparecida , por exemplo, é possível selecionar a opção de closed caption, ativando legendas que descrevem as falas ou qualquer outro som presente na cena. Há ainda a possibilidade de acionar a audiodescrição em alguns programas da grade.

 

Além disso, a transmissão da missa diária leva as celebrações para dentro da casa daqueles que, por algum motivo, não conseguem se deslocar até alguma igreja para participar dos ofícios religiosos. "Muitas de nossas irmãs mais idosas não podem participar da missa na paróquia porque estão adoentadas. A transmissão pela TV faz com que elas, de certa forma, participem da liturgia mesmo em casa. Elas sempre são muito gratas por isso", destaca a Irmã Maria Beatriz, que pertence à Comunidade Nazaré das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor.

 

Já o portal A12.com oferece, semanalmente, a leitura e a reflexão dos evangelhos dominicais em Libras. Além da liturgia semanal, o site também possui orações populares traduzidas na Língua Brasileira de Sinais. A página também transmite ao vivo, durante 24h, imagens de diversos pontos do Santuário Nacional, fazendo com que, da sua casa, o internauta possa rezar diante da Imagem da Padroeira do Brasil.