Secretário de Fátima chama governo Bolsonaro de “liberal- bolivariano”

30 de Novembro 2019 - 09h17
Créditos:

O secretário de Planejamento e das Finanças do governo Fátima Bezerra (PT), Aldemir Freire, provocou o governo do presidente Jair Bolsonaro após às recentes medidas adotadas na economia brasileira.

Ao compartilhar, pelo Twitter, a capa de um jornal com a manchete “Juro do cheque especial terá teto de 8% ao mês”, o secretário emendoou: “Brasil apresenta a figura do liberal- bolivariano. Nada contra essa regulamentação, mas para quem se diz liberal na economia....  Rs”, escreveu Aldemir Freire.

A decisão de limitar os juros do cheque especial foi anunciada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) na última quarta-feira (27). A partir de 6 de janeiro, os bancos não poderão cobrar taxas superiores a 8% ao mês, o equivalente a 151,8% ao ano.

Em nota, o Banco Central (BC) explicou que a medida pretende tornar o cheque especial menos regressivo (menos prejudicial para a população mais pobre) e mais eficiente. Para a autoridade monetária, as mudanças no cheque especial corrigirão falhas de mercado nessa modalidade de crédito.

Segundo a nota mensal de crédito divulgada hoje pelo BC, os juros do cheque especial fecharam outubro em 305,8% ao ano, o equivalente a 12,38% ao mês.

LEIA MAIS: Banco Central limita juros do cheque especial e cria nova tarifa

Notícias relacionadas

Últimas notícias

Clique aqui e
receba notícias pelo whatsapp gratuitamente!