Senador que implantar projeto que reutiliza água de esgoto para irrigação no RN

22 de Janeiro 2019 - 13h07
Créditos:

O projeto "Palmas para Santana" funciona desde 2014 na cidade de Santana do Seridó, mas, como quase tudo no Rio Grande do Norte, é mais conhecido fora do Estado do que nas terras de Câmara Cascudo. Nesta segunda-feira (21), o professor do campus de Pau dos Ferros do IFRN, Ivan de Oliveira Júnior, criador do projeto que reutiliza água de esgoto para irrigação da Palma Forrageira no semiárido potiguar, se reuniu com o senador Jean-Paul Prates (PT) e apresentou a ideia que tem como objetivo minimizar os efeitos da seca.


Do petista, recebeu a garantia de que colocará o seu mandato à disposição do projeto para que este beneficie também as demais regiões do RN. "O potencial produtivo do esgoto do Semiárido é muito significativo, pois, levando em consideração que cada cidadão gasta em média 102,2 litros de água diariamente", explica o docente.


O "Palmas para Santana" venceu o prêmio ANA 2017, promovido pela Agência Nacional de Águas e já recebeu troféus da ONU, da Caixa e levou o Prêmio Mandacaru, em dinheiro, que foi revertido no próprio projeto.