Sindsaúde pede na Justiça que Estado convoque aprovados do último concurso

03 de Abril 2019 - 04h37
Créditos:

O Sindsaúde entrou com uma ação coletiva no início do mês de março de 2019, solicitando que o Poder Judiciário condene o Estado do Rio Grande do Norte a realizar novas convocações referentes ao último concurso da saúde realizado no ano passado, no sentido da substituição imediata dos contratos temporários, do preenchimento das vacâncias por falecimento e aposentadoria e da superação dos déficit de funcionários nos mais variados cargos apontando dimensionamento da própria SESAP.

O concurso foi homologado no Diário Oficial do Estado em 4 de julho de 2018. Depois da homologação já foram realizadas quatro convocações nos diários oficiais, porém o número de concursados convocados é insuficiente para contemplar as necessidades para prestação de serviço na saúde pública com uma melhor qualidade.

O déficit no número de funcionários da saúde é um problema de conhecimento público, que ocorre há anos. Em 2014, o Tribunal de Contas do Estado divulgou um relatório da auditoria sobre a situação dos hospitais do RN, com um déficit de quase 2 mil profissionais. Já se passaram cinco anos e o déficit só aumenta, a quantidade de vacâncias decorrentes de aposentadoria, hoje soma um total de 2564 vagas, nos mais variados cargos.

A falta de profissionais nas unidades de saúde está relacionada com um dos principais motivos de sobrecarga de trabalho nos hospitais, causando o adoecimento dos servidores, e afetando principalmente o atendimento a população.