Sistema FIERN: Convenção de Mercado é encerrada com palestra sobre desafios

22 de julho 2021 - 14h41
Créditos:

Em meio ao cenário de incertezas e turbulências provocado pela pandemia, um desafio fundamental desponta no horizonte para os profissionais que atuam com vendas no mercado: “conseguir deixar claro o valor do que estão oferecendo ao cliente”.

 

“Apesar da pressão que o empresário tem sentido em alguns segmentos, com orçamentos mais enxutos e tendência a olhar muito mais para o gasto, e afastar um pouquinho os investimentos – dizendo ‘eu não estou podendo agora’ – o grande desafio é fazê-lo enxergar que aquele produto ou serviço vai trazer uma melhoria para o negócio dele, para a equipe dele, para ele como empresário e para os resultados, de forma que ele entenda a importância de continuar investindo, mesmo em momentos como esses”, diz o consultor e palestrante Fred Alecrim.

 

A reflexão está na essência de uma palestra que ministrou na manhã desta quinta-feira (22), no encerramento da I Convenção de Vendas promovida pela Unidade de Mercado do Sistema FIERN.  O evento reuniu durante dois dias no HUB de Inovação e Tecnologia do SENAI-RN, em Natal, dezenas de profissionais responsáveis pela comercialização de produtos e serviços do IEL, SESI e SENAI no estado. Desafios atuais no universo das vendas e mudanças de visão necessárias para superá-los foram o tom da palestra.

Inspirar

“O que eu preciso é inspirar o cliente a comprar. E como faço isso? mostrando valor”, disse Fred Alecrim à plateia. “O desafio está em conseguir significar o que a gente faz, mostrar ao cliente que aquele produto ou serviço que a gente está levando é uma solução capaz de transformar vidas. É chegar com aquilo que funciona melhor para ele, de maneira calorosa, humana, competente e entregando algo que seja personalizado”, complementou em entrevista.

 

Atuar com uma perspectiva humanizada de vendas, entendendo as necessidades do cliente para se conectar com ele, foi outro ponto difundido e um dos que chamaram a atenção de Saniza Melo, que atua como agente de mercado para IEL, SESI E SENAI-RN há cinco anos, comercializando desde exames laboratoriais e programas de qualidade de vida, até consultorias e cursos profissionalizantes para empresas com mais de 200 funcionários.

 

“A grande mensagem” que ela extraiu, disse, “foi ‘empatia’. Ver como o cliente quer ser atendido. Usar a linguagem adequada, entendendo o posicionamento da empresa. Ouvir tudo isso é importante para oxigenar as ideias, porque às vezes a gente está muito focado no resultado, no dia a dia, e acaba ficando na mesmice em termos de atendimento”.

 

A palestra contou com a participação do gerente da Unidade de Mercado, Manoel Ribeiro, do superintendente do SESI RN, Juliano Martins, e do coordenador de Inteligência de Mercado do Sistema FIERN, Pedro Vilela. A seguir, confira 3 questões listadas como fundamentais, pelo palestrante, para os profissionais de venda que participaram:

 

1 – Atenção Plena: “Estar 100% no aqui e agora e garantir que o cliente também esteja”. A concentração, segundo Fred Alecrim, é fundamental nesse processo. “Ter atenção não é estar somente na frente do cliente. É conseguir a atenção dele”, frisa.

 

2 – Consciência: O agente de mercado precisa ampliar a visão, evoluir. Não pode estar preso no passado. Não pode atuar hoje com a inteligência de ontem.  “O que temos que fazer é praticar o desapego e ter claro que o que funciona hoje talvez não funcione amanhã”, diz.

 

3 – Mente de Principiante: “Dos que estão chegando hoje aos mais antigos, é preciso manter a curiosidade e ter em mente que todos sempre têm mais a aprender”.