Solenidade de abertura da Semana do Meio Ambiente de Natal será nesta segunda

02 de Junho 2019 - 03h29
Créditos:

A solenidade de abertura da Semana do Meio Ambiente 2019 acontece na próxima segunda-feira(3) no auditório do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, a partir das 8h.  O evento promovido pela Prefeitura do Natal por meio da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb)  já é tradição no calendário municipal, e este ano traz como tema “Poluição sonora: um mal invisível” e como lema “Combata essa onda!”. O objetivo é conscientizar a população acerca dos malefícios causados pela poluição sonora e alertar para a proibição do uso dos chamados paredões de som na cidade.

 

O evento oficial que vai contar com a presença do prefeito Álvaro Dias, do titular da Semurb, Daniel Nicolau, de secretários municipais entre outras autoridades  terá a apresentação cultural do grupo UFRN Cellos, premiação concurso de histórias em quadrinhos e poemas com a temática “Água: um direito humano” realizado com alunos do 1º ao 5º ano das escolas municipais e a inauguração do projeto “Observatório das Nuvens”. E  antecedendo a solenidade haverá  plantio de mudas na área externa do Parque, dentro do projeto de recuperação de áreas degradadas.

 

De 3 a 8 de junho haverão várias palestras, mesas redondas, oficinas, trilhas ecológicas e exposições dentro da programação da Semana do Meio Ambiente 2019, que deverão movimentar o Parque da Cidade, local que sediará boa parte das ações. No dia 5, dia mundial do meio ambiente, teremos a inauguração do Centro de Experimentos e Pesquisas Científicas da Mata Atlântica, do projeto conhecendo a fauna do Parque e a abertura da Trilha Lagartinho de Folhiço, todas as atividades no antigo Horto Pitimbú, espaço que foi anexado a área do Parque recentemente e passou a integrar a estrutura da Unidade de Conservação. Logo em seguida haverá plantio de mudas e a entrega do “Certificado Amigos do Parque” a pessoas da comunidade que de alguma forma contribuíram com o trabalho na Unidade.

 

Como destaque temos  a mesa redonda “Poluição Sonora: um caso de saúde pública?”, que vai debater o problema e suas soluções junto à população numa roda de conversa com fiscais da Semurb, profissionais de saúde, agentes da Delegacia Especializada em Proteção ao Meio Ambiente (Deprema), Ministério Público, Ordem dos Músicos, OAB e Guarda Municipal, na quinta-feira (6), a partir das 8h30 no auditório do Parque. Além da Exposição “Poluição Sonora” da Fiscalização Ambiental da Semurb, que ficará no hall do Parque de 3 a 7 de junho, das 8h às 12h e das 14h30 às 17h.

 

PROGRAMAÇÃO

 

Entre as palestras estão: “Ecologia e conservação do lagartinho de folhiço”, espécie ameaçada de extinção da fauna potiguar na segunda (3), a partir das 14h na sala de aula; “Eu quero um! O tráfico de animais silvestres nas redes sociais”, que acontece a partir das 8h30 também na sala de aula do Parque; e Projeto Despoluir da Fetronor, a partir das 14h30, no auditório, ambas na terça-feira (4). Já na quarta, às 14h30, será a vez da palestra “O papel dos comitês de bacias hidrográficas na gestão de recursos hídricos, que acontece no auditório do Parque. E por fim na sexta (7) a palestra “Educação Socioambiental nas Obras do Sistema de Esgotamento Sanitário de Natal”, a partir das 8h30 no auditório.

 

Outras atividades que merecem destaque são o Cine Ambiental para o público infantil na segunda-feira (3), a partir das 14h, com o filme “O Lorax- Em Busca da Trúfula Perdida”, longa-metragem inspirado em best-seller do escritor e cartunista Theodor Seuss Geisel, cuja preservação dos recursos naturais é o tema central. A trama se passa na artificial cidade de Thneed-Ville, onde tudo é de plástico. Lá, o jovem Ted procura uma árvore de verdade na tentativa de impressionar a garota de seus sonhos.

 

E também na terça (4), a partir das 8hh30, com a animação “Os Guardiões da Biosfera” uma aventura sobre os biomas brasileiros Mata Atlântica, Pantanal, Cerrado, Caatinga e Floresta Amazônica com uma turminha formada por garotos muito criativos e estudiosos, que aprendem sobre as características da fauna, flora e também como preservar o meio ambiente.

 

O projeto “O escritor vem ao Parque” e relançamento do livro Lagartinho de Folhiçõ, do escritor Marcos Medeiros serão atrações na quinta-feira (6), às 14h30. E a peça teatral “Cuidado Não entre Pelo Cano” do grupo T’Art da Caern uma boa escolha para o público, na sexta-feira (7), às 15h.

 

No penúltimo dia (7) da semana de meio ambiente, ocorrerá um mutirão de limpeza na Praia do Meio, que contará com apoio da Escola Municipal Profª Laura Maia, além de palestras, apresentações culturais e trilhas ecológicas. E, no sábado (8), encerra suas atividades com a oficina de robótica educacional, Robô Ciência.

 

Para ver a programação completa da Semana de Meio Ambiente 2019, clique aqui! Todas as atividades são abertas ao público gratuitamente.