Subir escadas pode reduzir o risco de doenças cardíacas em 20%, diz estudo

04 de Outubro 2023 - 03h16
Créditos:

Odeia quando o elevador quebra? De fato, é um incômodo, mas subir lances de escada pode salvar sua vida, de acordo com um novo estudo da Universidade de Tulane, em Louisiana, nos Estados Unidos.

Pesquisadores descobriram que subir escadas pelo menos 50 degraus por dia tem o potencial de reduzir em 20% o risco de doenças cardíacas – incluindo doença arterial coronariana ou acidente vascular cerebral –. Essas condições estão entre as principais causas de mortes no mundo.

“Curtas rajadas de alta intensidade são uma maneira eficiente de melhorar a aptidão cardiorrespiratória”, disse o coautor do estudo, Lu Qi, professor da Escola de Saúde Pública e Medicina Tropical da universidade. “Essas descobertas destacam as vantagens potenciais de subir escadas como medida preventiva primária” para doenças cardiovasculares, acrescentou Qi.

Para testar os benefícios de subir escadas, Qi e os seus colegas analisaram dados do UK Biobank, um enorme repositório de informações sobre saúde e estilo de vida com dados de mais de 458 mil adultos no Reino Unido.

O estudo, publicado na revista Atherosclerosis, calculou a suscetibilidade das pessoas às doenças cardiovasculares com base no histórico familiar, fatores de risco estabelecidos, hábitos de vida e frequência de subir escadas durante uma média de 12,5 anos.

E como as escadas são facilmente encontradas na maioria das cidades, os autores observaram que subir escadas pode ser uma forma barata e acessível de reduzir o risco de doenças cardíacas.

Com informações da Veja