
Denise Fernandes é técnica de futebol e criou o projeto social Desenvolvimento Feminino em Natal, há mais de três anos para dar chance a mulheres que gostam do futebol e não tinham oportunidade de treinar.
No início, os treinos aconteciam no campo do Paris Saint German, onde também era professora. Desde o primeiro semestre deste ano, porém, o projeto passou a acontecer num campo do Centro Administrativo do Governo do Rio Grande do Norte, onde também recebeu dez bolas, alguns cones e um estagiário. Nada além.
Sem apoio do esporte no estado, Denise se mudou para São Paulo e continuou a apoiar o projeto com ajuda de outros voluntários, famílias das atletas e outra professora voluntária.
Mas sua surpresa veio na madrugada desta quinta-feira (3), ao se deparar com a inclusão do que idealizou não ser sequer mencionado pela Governadora Fátima Bezerra em suas redes sociais. O video teve mais de 10 mil visualizações.
Pior do que isso, foi citado como se fosse do Governo. Em resposta, Denise publicou um video no perfil do “Desenvolvimento Feminino” do Instagram, pedindo a retratação. Veja abaixo.
Até agora não recebeu qualquer pedido de desculpas e ou explicação do Governo do RN.
São 40 meninas que não terão aula neste momento e mais de 200 cadastradas, aguardando serem chamadas para o Projeto.
Denise decidiu não usar mais o campo do Centro Administrativo. Abaixo a nota de repúdio da técnica.
"NOTA DE REPÚDIO E EXIGÊNCIA DE RETRATAÇÃO PÚBLICA
Eu, Denise Lemos Fernandes, técnica de futebol profissional e idealizadora do projeto DF – Desenvolvimento Feminino, venho a público manifestar meu total repúdio à recente publicação realizada pela página oficial da Governadora do Estado do Rio Grande do Norte, na qual se atribui ao Governo do Estado o desenvolvimento de um projeto de futebol feminino no RN.
Tal publicação, além de não mencionar o verdadeiro nome do projeto, DF – Desenvolvimento Feminino, também ignora o trabalho árduo e consistente que venho realizando há quase três anos, com mais de 200 meninas cadastradas e participação ativa de atletas e familiares na nossa página oficial do Instagram, que já conta com mais de 1.000 seguidores.
Esclareço que o projeto DF – Desenvolvimento Feminino é de minha autoria, e impulsionado por iniciativas próprias com o intuito de fomentar políticas públicas para o desenvolvimento do futebol feminino no estado. Toda a trajetória e o crescimento do projeto se devem ao esforço coletivo da equipe que coordeno e à paixão das meninas e suas famílias, que sempre acreditaram no propósito de inclusão e fortalecimento da prática esportiva feminina.
Atribuir os resultados e a execução deste trabalho ao Governo do Estado é não só desrespeitoso como também deslegitima o esforço de todos os envolvidos. Em ano eleitoral, qualquer ação que busque benefício político às custas de um projeto social desenvolvido pela comunidade é inaceitável.
Diante disso, exijo uma retratação pública imediata por parte do Governo do Estado, reconhecendo o verdadeiro idealizador do projeto DF – Desenvolvimento Feminino, e garantindo que o crédito seja devidamente dado a quem de fato trabalhou para o sucesso dessa iniciativa.
O respeito ao trabalho social deve ser sempre uma prioridade, especialmente quando se trata da promoção do esporte feminino, uma causa que há tanto tempo carece de apoio e visibilidade.
Denise Lemos Fernandes
Técnica de Futebol Profissional
Coordenadora e Fundadora do Projeto DF – Desenvolvimento Feminino"
Com informações de Território Livre, Tribuna do Norte