Tempero em pó usado no feijão melhora a digestão e evita gases

17 de Abril 2025 - 10h54
Créditos: Reprodução

 

O feijão é um alimento típico e bastante popular na mesa do brasileiro. Por fornecer nutrientes como ferro, vitamina B12 e proteínas, ele é considerado saudável para estar presente na rotina alimentar. No entanto, algumas pessoas podem sentir desconfortos abdominais, como gases e estufamento após o consumo.

O que poucos sabem é que um tempero comum pode ser incluído no preparo para potencializar os benefícios do feijão e melhorar a digestão: o cominho. A especiaria também deixará a receita mais saborosa.

“Na hora de fazer o feijão, experimente misturar outras especiarias como cominho, pimenta-do-reino e alho. O toque de cebola e um pouquinho de pimentão também podem transformar seu feijão em um prato irresistível”, ensinou a nutricionista Cibele Santos.

Como o cominho potencializa os benefícios do feijão
O tempero em pó é rico em magnésio, mineral essencial para o funcionamento adequado do metabolismo. A especiaria pode ajudar nos desconfortos intestinais pois estimula ação das enzimas digestivas do pâncreas, responsáveis por digerir os alimentos no intestino.

“Consumi-lo ajuda a aliviar problemas como gases, inchaço e cólicas abdominais”, explicou o nutricionista Carlos Basualdo, que atua em São Paulo.

Outros benefícios do cominho

Acelera o metabolismo
O principal composto ativo do cominho, o cuminaldeído, possui propriedades termogênicas, ou seja, aumenta a temperatura corporal. Ele pode acelerar o metabolismo e, consequentemente, o gasto energético. Isso significa que o corpo pode queimar calorias de forma mais eficiente.

Melhora da diabetes
O controle da glicemia é outro benefício, tornando-o um aliado para pessoas com diabetes. Por ser rico em em compostos fenólicos e flavonoides, o cominho pode favorecer a diminuição do açúcar no sangue.

Ação antimicrobiana
A especiaria possui ação antimicrobiana e seus efeitos contribuem para a prevenção de infecções.

Com informações de Metrópoles